Algumas pessoas têm a ideia equivocada de que no frio o metabolismo fica mais lento e explicam isso dizendo que o nosso organismo tem a necessidade de se aquecer e que para tal ele acumula gorduras. Desse modo, muitos pensam que o frio ajuda a engordar, mas, na realidade, ocorre o contrário: o frio pode ajudar a emagrecer!
Como isso ocorre? Bem, o nosso corpo, assim como o de outros mamíferos, é um organismo homeotermo, ou seja, possui uma temperatura interna praticamente constante, que se situa entre 36ºC e 37,5ºC, adaptando-se com facilidade ao meio ambiente externo desde que não haja condições extremas.
A manutenção da temperatura do nosso corpo ocorre em resultado do balanço direto entre produção de calor pelo metabolismo em relação à temperatura e umidade do ambiente.
Assim, quando estamos no tempo do frio, o nosso organismo busca manter a sua temperatura e, para tal, o metabolismo fica mais acelerado, queimando mais calorias para produzir mais calor.
Para entender como isso ocorre, vamos relembrar o conceito de caloria:
“Caloria é um termo que indica a quantidade de energia fornecida por um alimento, se ele for totalmente aproveitado pelo organismo.”
1 caloria (cal) refere-se à quantidade de calor que é fornecida a 1,0 grama de água, para que se consiga elevar em 1ºC a sua temperatura.
Inclusive, uma das formas de se medir as calorias de um alimento é por meio de um aparelho denominado calorímetro de água, no qual basicamente é colocada uma amostra de um alimento em uma câmara de combustão que fica mergulhada em uma massa conhecida de água. Essa água contida no calorímetro absorve o calor liberado pelo alimento queimado e um termômetro mede o aumento da temperatura da água.
Com isso, podemos concluir que quando um alimento é metabolizado, ele libera calor. No frio, o corpo trabalha muito mais do que o normal para manter nossa temperatura interna e isso ajuda a queimar calorias. Uma média de 200 quilocalorias a mais são perdidas do que em períodos quentes.
Portanto, o frio é uma boa época para quem quer perder algumas gordurinhas. No entanto, não vá pensando que só o frio já vai fazer a sua parte. Existe um efeito inverso causado nos hábitos alimentares das pessoas nessas épocas que ajudam a engordar. Ocorre um consumo exagerado de alimentos muito calóricos, tais como o chocolate-quente, massas, principalmente o macarrão, e caldos muito calóricos acompanhados com petiscos gordurosos (caldo de feijão com torresmo, caldos com carnes de porco ou boi gordas).
No frio, o consumo de alimentos calóricos aumenta
Além disso, a vontade de ficar debaixo da coberta faz com que muitos diminuam o ritmo das atividades físicas. Nesse caso, o frio não vai adiantar de nada para ajudar a emagrecer e é por isso que surgem ideias como a mencionada no início desse texto, defendendo o ponto de que o frio engorda.
Assim, é preciso tomar cuidado e aproveitar a época de frio para realizar uma reeducação alimentar e não deixar de praticar exercícios físicos. Desse modo, quando o verão chegar, você estará com o corpo em forma para aproveitar o calor.
Não deixe de fazer exercícios físicos no frio