À medida que os compostos orgânicos foram sendo descobertos, os cientistas lhes nomearam de acordo com sua origem, local ou modo como foram encontrados. Por exemplo, o ácido fórmico recebeu esse nome porque sua primeira obtenção foi por meio da destilação de formigas vermelhas.
No entanto, com o passar do tempo, foram sendo achados cada vez mais compostos e, atualmente, já são conhecidos mais de 15 milhões. Portanto, surgiu a necessidade de se criar uma regra internacional de nomenclatura para esses compostos. Em 1892, foi estabelecida a Nomenclatura da IUPAC (do inglês International Union of Pure and Applied Chemistry, que significa União Internacional da Química Pura e Aplicada).
Por meio dessa nomenclatura, cada composto orgânico tem um nome diferente e é possível esquematizá-lo por meio da fórmula estrutural e vice-versa.
As regras para essa nomenclatura podem ser vistas no texto Nomenclatura de alcanos, que resumidamente segue a seguinte ordem mostrada na tabela abaixo, quando a cadeia não é ramificada:
Os alcanos que possuem de 1 a 10 carbonos na cadeia são os mais conhecidos e trabalhados no Ensino Médio, eles são:
1 C – metano
2 C – etano
3 C – propano
4 C – butano
5 C – pentano
6 C – hexano
7 C – heptano
8 C – octano
9 C – nonano
10 C – decano
Entretanto, existe também uma nomenclatura para os alcanos e para os compostos de outras funções orgânicas que possuem na cadeia carbônica principal mais de 10 carbonos. A única diferença consiste no prefixo, que, conforme mostrado na tabela acima, corresponde à quantidade de carbonos na cadeia principal. O restante, o infixo e o sufixo, bem como a nomenclatura das ramificações e das insaturações, se houver, serão exatamente iguais.
Conheça então a nomenclatura para alguns alcanos com mais de dez carbonos, conforme sistematizado pela IUPAC:
11 C – undecano 30 C – triacontano
12 C – dodecano 31 C – hentriacontano
13 C – tridecano 32 C – dotriacontano
14 C – tetradecano 33 C – tritriacontano
15 C – pentadecano 34 C – tetratriacontano
16 C – hexadecano 40 C – tetracontano
20 C – eicosano 41 C – hentetracontano
21 C – heneicosano 50 C – pentacontano
22 C – docosano 90 C – nonacontano
23 C – tricosano 100 C – hectano
24 C – tetracosano 101 C – hen-hectano
25 C – pentacosano 132 C – dotriconta-hectano