As mudanças de estado físico da matéria estão relacionadas às influências do meio externo, como pressão e temperatura.
As mudanças de estado físico da matéria ocorrem como resposta a influências externas como: temperatura, pressão, entre outras.
Vejamos então o que faz um líquido mudar de estado físico.
Ebulição: Como podemos identificar que um líquido está em ebulição? Quando ocorrer a formação de bolhas de vapor (gás) no líquido.
A temperatura na qual a pressão de vapor do líquido torna-se igual à pressão externa é o que chamamos de ponto de ebulição, ocorre quando um líquido é aquecido a uma temperatura elevada. A tendência que as moléculas possuem de escapar torna-se tão grande que ocorre a ebulição.
A temperatura de ebulição da água, por exemplo, é de aproximadamente 100°C, nesse ponto a pressão de vapor da água é igual à pressão atmosférica (pressão padrão). Dizemos então que o ponto de ebulição (P.E) da água é de 100°C.
Congelamento: ocorre quando diminuímos a temperatura de um líquido até o ponto de sua energia ser removida. O líquido se congela devido ao decrescimento da temperatura até o ponto de congelamento, esta mudança de estado físico só é possível devido a redução da energia cinética das partículas.
Evaporação: Essa transformação ocorre quando as moléculas na superfície são forçadas a sair e deixar o líquido. Isso só acontece porque certa fração adquire energia para vencer as forças intermoleculares e escapar.
Os líquidos apresentam uma tendência enorme de se evaporar, ou seja, de se transformarem em gases. A perda dessas moléculas que se movimentam mais rapidamente é o que chamamos de evaporação: um processo lento.
Videoaula relacionada: