São considerados ionizáveis todos os átomos de hidrogênios presentes em um ácido. Quando o ácido está dissolvido em água, o hidrogênio ionizável produz cátion hidrônio.
Hidrogênios ionizáveis são todos os átomos de hidrogênios presentes na estrutura de um ácido orgânico ou inorgânico. Esses hidrogênios, ao entrarem em contato com moléculas de água, sofrem ionização, produzindo cátion hidrônio (H+ ou H3O+).
Veja também: Substâncias orgânicas e inorgânicas
Identificação de hidrogênios ionizáveis
A identificação de um hidrogênio ionizável pode ser feita por meio da análise da fórmula molecular ou da fórmula estrutural da substância.
Hidrogênios ionizáveis em hidrácidos
Os hidrácidos são ácidos inorgânicos que não apresentam oxigênio em sua composição. Nesses compostos, os hidrogênios presentes na estrutura são considerados ionizáveis.
Exemplo: Ácido sulfídrico
Fórmula estrutural do ácido sulfúrico.
A fórmula acima representa a estrutura de um hidrácido, logo, os dois hidrogênios são ionizáveis.
Hidrogênios ionizáveis em oxiácidos
Os oxiácidos são ácidos inorgânicos ou orgânicos que não apresentam oxigênio em sua composição. Nesses compostos, os hidrogênios são considerados ionizáveis apenas se estiverem ligados diretamente a um átomo de oxigênio.
Exemplo 1: Ácido sulfúrico
Fórmula estrutural do ácido sulfúrico.
Como nessa estrutura temos a presença de dois hidrogênios ligados diretamente a oxigênios, logo, temos dois hidrogênios ionizáveis.
Exemplo 2: Ácido fosfórico
Fórmula estrutural do ácido fosfórico.
Como nessa estrutura temos a presença de três hidrogênios ligados diretamente a oxigênios, logo, temos três hidrogênios ionizáveis.
Hidrogênios ionizáveis e equação de ionização
Os hidrônios formados a partir da dissolução do ácido em água podem ser representados por meio de uma equação de ionização. Para fazer essa equação, é necessário conhecer a quantidade de hidrogênios ionizáveis que o ácido apresenta.
Representação geral de uma equação de ionização.
Na equação de ionização, sempre temos ácido (HX) e água (H2O) no reagente. No produto, são formados hidrônio (H+ ou H3O+) e ânion.
Veja também: Equações de ionização dos ácidos