O grau de hidratação de um ácido está relacionado com a quantidade de moléculas de água formadas a partir da estrutura do ácido.
O grau de hidratação de um ácido é a quantidade de moléculas de água que podem ser extraídas a partir da estrutura de um ácido inorgânico. As moléculas de água são formadas por um dos hidrogênios ionizáveis e uma das hidroxilas (OH) presentes na estrutura do ácido. Veja um exemplo:
Fórmula estrutural do ácido bórico
O ácido bórico pode originar uma molécula de água, pois apresenta hidrogênio ionizável (círculo preto) e grupo hidroxila (elipse preta). Em hidrácidos (ácidos que não apresentam oxigênio) e monoácidos (ácidos que apresentam apenas um hidrogênio ionizável), o grau de hidratação não pode ser avaliado.
Veja a classificação dada aos ácidos segundo o seu grau de hidratação:
→ Ácido orto
Apresenta o maior grau de hidratação, ou seja, pode originar o maior número de moléculas de água. Alguns exemplos de ácido orto são:
-
Ácido ortobórico (H3BO3)
-
Ácido ortoarsênico (H3AsO4)
-
Ácido ortofosfórico (H3PO4)
-
Ácido ortoantimônico (H3SbO4)
-
Ácido ortocrômico (H2CrO4)
-
Ácido ortosilícico (H4SiO4)
→ Ácido meta
Apresenta o menor grau de hidratação, ou seja, perde o máximo de moléculas de água que poderiam ser extraídas de suas estruturas.
Para montar a fórmula de um ácido meta, basta utilizar a fórmula de um ácido orto e retirar uma molécula de água, como no esquema a seguir:
Ácido orto – H2O = Ácido meta
Veja exemplos
-
Ácido metabórico
Para construir a fórmula do ácido metabórico, é necessário inicialmente conhecer a fórmula do ácido ortobórico (H3BO3). Em seguida, devemos retirar uma molécula de água da fórmula do ácido ortobórico:
H3BO3 – H2O = HBO2
-
Ácido metafosfórico
Para construir a fórmula do ácido pirofosfórico, é necessário inicialmente conhecer a fórmula do ácido fosfórico (H3PO4). Em seguida, devemos retirar uma molécula de água da fórmula do ácido ortofosfórico :
H3PO4 – H2O = HPO3
→ Ácido piro
Apresenta grau de hidratação intermediário com relação aos ácidos orto e meta, ou seja, possui mais moléculas de água que o ácido meta e menos moléculas de água que o ácido orto.
Para montar a fórmula de um ácido piro, devemos multiplicar a fórmula de um ácido orto por 2:
Ácido orto x 2 = Fórmula provisória
Logo em seguida, devemos subtrair uma molécula de água da fórmula obtida com a multiplicação:
Fórmula provisória – H2O = Ácido piro
Veja exemplos:
-
Ácido pirobórico
Para construir a fórmula do ácido pirobórico, é necessário inicialmente conhecer a fórmula do ácido ortobórico (H3BO3). Em seguida, devemos multiplicar a fórmula do ácido ortobórico por 2:
H3BO3 x 2 = H6B2O6
Por fim, devemos retirar uma molécula de água do resultado obtido anteriormente:
H6B2O6 – H2O = H4B2O5
-
Ácido pirofosfórico
Para construir a fórmula do ácido pirofosfórico, é necessário inicialmente conhecer a fórmula do ácido fosfórico (H3PO4). Em seguida, devemos multiplicar a fórmula do ácido fosfórico por 2:
H3PO4 x 2 = H6P2O8
Por fim, retiramos uma molécula de água do resultado obtido anteriormente:
H6P2O8 – H2O = H4P2O7
Videoaula relacionada: