Éteres são compostos orgânicos de caráter básico, altamente inflamável e volátil.
Éteres são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional R-O-R (oxigênio entre dois carbonos).
A molécula em vermelho, ao centro, se refere ao Oxigênio, e as cadeias laterais correspondem a cadeias de hidrocarbonetos (C-H).
Características químicas e físicas
Éteres possuem caráter básico e são altamente inflamáveis e voláteis. São pouco solúveis em água (cadeia pequena), e totalmente insolúveis quando a cadeia carbônica for longa. Os éteres com até três carbonos se encontram no estado gasoso, os com mais de três carbonos são líquidos e os de massa molecular maior são sólidos.
Utilização dos Éteres
São mais usados como anestésicos, solventes e no preparo de medicamentos. Mas também podem ser empregados para fabricar seda artificial, celuloide e ainda como solvente na obtenção de gorduras, óleos e resinas.
Uma conhecida forma de éter, que já foi muito usada na medicina, é o éter comum, um líquido altamente volátil que atualmente entrou em desuso em razão dos perigos de causar incêndios. Esse éter também é conhecido pelas denominações de éter etílico, éter dietílico ou éter sulfúrico.
O éter etílico foi isolado pela primeira vez no século XVI, por Valerius Cordus. Esta forma de éter tem a temperatura de ebulição 34,6 °C, este dado confirma a volatilidade deste líquido. Sua aplicação como anestésico se justifica pela ação no organismo, uma vez que relaxa os músculos, altera a respiração e a pressão arterial, e, consequentemente, os batimentos cardíacos. Mas como já mencionamos, o perigo oferecido pelo líquido volátil nas salas de cirurgia fez com fosse substituído por outras formas. Exemplo de anestésico inalável atual: Óxido nitroso.