Efeito Tyndall

Exemplo de Efeito Tyndall: raios solares atravessam as gotículas de água no ar

Imaginemos o seguinte experimento: Pegamos um copo com uma solução verdadeira de água e sal e outro copo com uma dispersão coloidal (coloide) de água com farinha de trigo misturadas. Depois colocamos ambos os copos em um local bastante escuro e passamos por eles um feixe de luz, que pode ser um laser. O que iremos observar?

Como mostra a imagem, os pontos luminosos da trajetória da luz são facilmente vistos passando pela dispersão coloidal, enquanto que nada se observa na solução verdadeira.

Essa é uma propriedade que se repete com todos os coloides, sendo que suas partículas refletem a luz que incide sobre elas e dão origem a esse efeito que é denominado de Efeito Tyndall.

Esse mesmo efeito pode também ser observado no cotidiano em várias situações, como, por exemplo, quando os raios solares atravessam as gotículas de água da chuva, quando  a luz entra pelas frestas das janelas em nossas casas e deixa ver o ar empoeirado,  quando o farol do carro ilumina o ar úmido ou com poeira e também quando a luz emitida pelo projetor de um cinema passa através do ar que contém fumaça ou poeira.

É interessante que se observarmos os pontos luminosos que atravessam a solução coloidal e são refletidos por meio de um ultramicroscópio, veremos que eles se movimentam rapidamente, em zigue-zague. Esse movimento rápido e desordenado das partículas coloidais é conhecido como movimento browniano.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Últimas Aulas

Revolução Islâmica no Irã
Catálise
Empuxo
O mito de Sísifo, de Albert Camus
Todas as vídeo aulas

Versão completa