O teflon é um polímero de adição conhecido especialmente por ser usado como revestimento de utensílios domésticos, tais como panelas e, principalmente, frigideiras antiaderentes. Ele é usado com essa finalidade, pois possui alta resistência ao calor e baixa aderência, assim há menos riscos de o alimento ficar grudado na panela.
Outras características do teflon são: boa resistência mecânica, baixo coeficiente de atrito e bom isolante de eletricidade. Não é combustível e é excepcionalmente inerte, sendo muito resistente aos reagentes químicos mais poderosos, como a água-régia.
Por tudo isso, ele também é utilizado em equipamentos químicos para indústrias (como nos canos, válvulas e registros desses equipamentos), em engrenagens, mancais e gaxetas e em isolamento elétrico. Ele é usado também na forma de fita para evitar vazamentos de água, antenas parabólicas, torneiras e na fabricação de órgão artificiais.
Seu primeiro uso foi nas juntas de vedação e válvulas da bomba atômica Little Boy, lançada em Hiroshima no ano de 1945. O teflon foi usado em partes que tinham contato direto com o gás UF6, que é extremamente corrosivo.
O teflon também é conhecido por politetrafluoreteno (PTFE). Sua reação de obtenção se realiza pela polimerização de adição do tetrafluoreteno (tetraflouretileno), conforme mostrado abaixo:
Para que essa reação ocorra, a pressão deve atingir 50 000 atm.
A sua identificação em processos de reciclagem é dada pelo símbolo mostrado abaixo juntamente com uma fita feita de teflon para vedar tubulações (fita veda-rosca):