Anilina

A anilina dá origem a uma série de corantes

As aminas aromáticas são compostos importantíssimos para a fabricação de corantes. Dentre elas, a amina mais importante, em nível comercial, é a anilina.

O nome químico da anilina é benzenoamina ou fenilamina, conforme a sua estrutura abaixo:

Essa substância foi isolada pela primeira vez em 1826, a partir da destilação destrutiva do índigo (corante azul-escuro obtido da planta Indigofera anil). Assim, em referência ao nome científico dessa planta, esse corante passou a ser chamado de “anilina”; nome de origem árabe (an-nil), que significa anil ou azul.

Ela é importante comercialmente em razão de dois fatos principais: é de baixo custo e dá origem à síntese de corantes de diversas tonalidades. Por causa desse fato – de muitos corantes serem obtidos a partir da anilina – o nome dessa substância passou a ser usado como sinônimo de corante.  

Inicialmente, esses corantes sintéticos eram usados somente no tingimento de roupas; mas hoje são usados também pela indústria alimentícia.

Quando a anilina é preparada, ela se apresenta na forma de um líquido incolor oleoso, que escurece na presença de luz, pois pode ser facilmente oxidada; é tóxica e possui cheiro semelhante ao de peixe podre. Isso ocorre porque essa substância é do grupo das aminas, sendo que o odor desagradável, característico dos peixes, vem da trimetilamina.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Últimas Aulas

Expansão Territorial no Brasil Colônia
Transcrição do RNA
Modelo atômico de Dalton
10 mulheres da filosofia que você precisa conhecer
Todas as vídeo aulas

Versão completa