Análise química é o conjunto de técnicas de laboratório utilizadas na identificação das espécies químicas envolvidas em uma reação, como também a quantidade dessas espécies.
As análises químicas podem ser realizadas de diferentes formas, vejamos algumas delas:
Análise imediata: consiste em isolar as espécies que constituem o material, esse isolamento pode ser feito manualmente ou com a ajuda de equipamentos.
Se fosse para analisar uma mistura de componentes com diferentes estados físicos, como, por exemplo, água e areia? Se quisermos analisar uma amostra sólida e esta estiver inserida em um meio líquido, é preciso isolar esse sólido através da filtração. Portanto, dizemos que o método se trata de uma análise imediata.
Análise elementar: permite determinar quais são os elementos químicos e quanto há de cada elemento num determinado composto que foi isolado, ela pode ser feita qualitativamente ou quantitativamente.
Análise qualitativa (Volumetria): como o próprio nome já diz, ela identifica os integrantes de uma solução, o resultado é obtido pelo acréscimo de outro componente à mistura. A Análise Volumétrica tem seu princípio na relação entre a solução padrão e a problema: o volume da solução reagente (solução padrão) é determinado através da adição de outra solução com concentração conhecida (solução padrão).
Análise quantitativa: também conhecida como análise Gravimétrica ou simplesmente gravimetria, é aquela que se baseia no cálculo da porcentagem das espécies envolvidas em uma reação através da determinação (dosagem) da massa dos reagentes.
Essa análise é mais criteriosa que a qualitativa, além de saber do que se trata o material, ela ainda permite determinar a quantidade do componente em questão dentro da amostra.