As aminas estimulantes, como o próprio nome sugere, são compostos estimulantes, tendo como exemplos: cafeína, cocaína e anfetamina.
Quais efeitos as aminas causam ao organismo? As aminas são compostos orgânicos nitrogenados obtidos através da substituição de hidrogênios da amônia (NH3) por demais grupos orgânicos.
A principal aplicação desta classe de compostos é como estimulante, as aminas são responsáveis por deixar o indivíduo “ligadão”. Exemplos de fórmulas genéricas: Cafeína, Anfetamina, Cocaína. A terminação em “ina” caracteriza o grupo Amina.
Anfetamina: o efeito estimulante desta amina se deve ao aumento da atividade do sistema nervoso seguido da diminuição da sensação de fadiga e redução de apetite. Em razão destes efeitos, seu uso é regulado, sendo vendida apenas como prescrição médica. O uso intensivo de anfetaminas causa dependência.
Fórmula Anfetamina
Cafeína: esta amina está presente no café, no pó de guaraná, no chocolate e em alguns refrigerantes. Quando presente no organismo estimula o sistema nervoso, a cafeína favorece o estado de alerta, aumento da concentração, atenção e memória. Em alguns casos sua ingestão pode levar ao vício, a abstinência traz sintomas nada agradáveis, como dores de cabeça, irritabilidade, agitação e ansiedade.
Estrutura cafeína
Cocaína: a droga produzida a partir desta amina tem um grande poder estimulante, a substância é extraída de um arbusto (folhas de coca).
Fórmula estrutural da cocaína
O uso da cocaína provoca aumento da atividade motora, causando euforia, loquacidade seguida de intensa depressão. O agravante é que seu uso fica cada vez mais compulsivo, causando assim a chamada dependência química, esta pode levar até mesmo à morte por overdose.