Os álcoois são compostos orgânicos que podem ser classificados em primários, secundários ou terciários.
Os álcoois são compostos orgânicos que possuem o grupo funcional hidroxila (-OH) ligado a um ou mais carbonos saturados.
A nomenclatura dos álcoois é realizada trocando-se o final do nome do hidrocarboneto correspondente pelo sufixo ol. Os álcoois podem ser classificados em primários, secundários ou terciários, dependendo de onde a hidroxila estiver ligada.
Os álcoois primários com até onze carbonos são líquidos incolores, os demais são sólidos. Os álcoois menores com até três carbonos possuem cheiro agradável, à medida que a cadeia carbônica aumenta, o estado líquido se torna viscoso, e compostos com mais de onze carbonos são sólidos inodoros semelhantes à parafina.
A presença da hidroxila confere aos álcoois uma alta reatividade. Algumas propriedades químicas dos álcoois, como o caráter ácido, permitem a reação com metais, anidridos, cloretos de ácidos, metais alcalinos.
Veja a lista dos principais álcoois:
Glicerol: é um álcool na forma de líquido xaroposo, incolor e adocicado, é preparado através de uma saponificação dos ésteres que constituem óleos e gorduras, esta reação é a mesma que acontece para produzir sabão. Este álcool é aplicado na fabricação de tintas, cosméticos e na preparação de nitroglicerina (explosivo).
Metanol: também conhecido como álcool metílico, possui fórmula H3C ? OH, é obtido em escala industrial a partir de carvão e água, é empregado como solventes em muitas reações e como matéria-prima em polímeros.
Etanol (ou álcool etílico): é usado como solvente na produção de bebidas alcoólicas, na preparação de ácido acético, éter, tintas, perfumes e como combustível de automóveis.
Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto: