Ácidos instáveis

Na natureza, existem três ácidos instáveis cuja característica principal é a facilidade em sofrer o fenômeno da decomposição.

Na composição do refrigerante, temos a presença de um ácido instável

Ácidos instáveis são substâncias que apresentam a natureza ou a característica, relacionada a certas condições (como a temperatura), de sofrer decomposição, ou seja, de transformar-se em outras substâncias.

Entre os ácidos instáveis, temos:

  • Ácido carbônico (H2CO3);

  • Ácido sulfuroso (H2SO3);

  • Ácido tiossulfúrico (H2S2O3).

a) Ácido carbônico


Fórmula estrutural do H2CO3

Trata-se de um ácido fraco, oxigenado (oxiácido), cuja massa molar é igual a 62 g/mol, que possui dois hidrogênios ionizáveis e, por essa razão, é um diácido. A equação química de decomposição desse ácido é:

H2CO3 → CO2(g) + H2O(l)

Ao decompor-se, o ácido carbônico forma o gás carbônico e água e, por isso, não apresenta nenhum risco ao meio ambiente, nem para os seres vivos. Esse é um ácido usado na produção dos refrigerantes.

b) Ácido sulfuroso


Fórmula estrutural do H2SO3

O ácido sulfuroso, de massa molar igual a 82 g/mol, assim como o ácido carbônico, é oxigenado (oxiácido), com dois hidrogênios ionizáveis, e é considerado um ácido moderado, ou seja, é mais forte que o ácido carbônico e apresenta potencial ofensivo ao meio ambiente e aos seres vivos.

Geralmente, esse ácido cai juntamente com a água da chuva, já que é formado pela interação entre o dióxido de enxofre (SO2) e a água (H2O) na atmosfera.

A equação química de decomposição do ácido sulfuroso é:

H2SO3 → SO2(g) + H2O(l)

Com a sua decomposição, o ácido sulfuroso forma o dióxido de enxofre e água.

c) Ácido tiossulfúrico


Fórmula estrutural do H2S2O3

O ácido tiossulfúrico, de massa molar 114 g/mol, diferentemente dos ácidos carbônico e sulfuroso, é oxigenado (oxiácido) com um hidrogênio ionizável. Essa substância é considerada um ácido forte e apresenta também um potencial ofensivo ao meio ambiente e aos seres vivos, porém apenas para ambientes com temperaturas abaixo de 0 °C, pois acima dela essa substância decompõe-se.

A equação química de decomposição do ácido tiossulfúrico é:

H2S2O3 → SO2(g) + H2O(l) + S(s)

Ao decompor-se, o ácido tiossulfúrico forma o dióxido de enxofre, enxofre sólido e água.

Por: Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Substantivos primitivos e derivados
Roma Antiga: Monarquia
Tecido Conjuntivo
Habermas no Enem: como esse tema é cobrado?
Todas as vídeo aulas

Versão completa