As Vogais A, E, I, O, U são fonemas formados pela corrente de ar que passa livremente dos pulmões para o nariz ou para a boca e são o núcleo das sílabas da língua portuguesa.
As Vogais são fonemas (sons) formados pela corrente de ar que sai dos pulmões e passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as cordas vocais (ou pregas vocais). As cordas vocais são um tecido musculoso, localizado na laringe, que molda os sons que produzimos enquanto falamos.
As cinco Vogais são representadas pelas letras A E I O U, na forma maiúscula e por a e i o u, na forma minúscula. As Vogais são classificadas por sua articulação, seu timbre e sua intensidade, e representam o início da fala dos seres humanos. Os bebês, por exemplo, produzem primeiro as Vogais para interagirem com pessoas e objetos.
As Vogais se juntam a outras Vogais e às Consoantes para formarem as sílabas e as palavras das línguas. Assim, as Vogais são consideradas como o núcleo das sílabas da língua portuguesa.
Leia os exemplos a seguir e observe como as Vogais compõem o núcleo das sílabas da nossa língua:
Pipoca – pi – po – ca
Água – á – gua
Panela – pa – ne – la
Filhote – fi – lho – te
Urubu – u – ru – bu
Gaivota – gai – vo – ta
Como você pôde perceber, as Vogais estão presentes em todas as sílabas e são essenciais para a produção dos sons que formam sílabas e palavras.
Agora que você já estudou tudo sobre as Vogais, leia também sobre a classificação das vogais! Bons estudos!