Uso da crase

O uso da crase costuma gerar dúvidas entre os falantes da língua portuguesa. Saber quando ou não empregar o acento indicador de crase pode ser mais fácil do que você imagina.

O uso da crase está condicionado a algumas regras. Conhecê-las é fundamental para o emprego adequado do acento grave indicador de crase

“Tem crase ou não tem crase”?

Quem nunca fez essa pergunta para si mesmo ou para um professor? A verdade é que o uso da crase ainda não é ponto pacífico para a maioria das pessoas, que, por desconhecerem algumas regras gramaticais, acabam cometendo deslizes que poderiam ser facilmente evitados.

Que tal aprender mais sobre o funcionamento do idioma em vez de ficar preocupado em decorar regras e mais regras ortográficas? Para ajudar você a afastar de vez o fantasma da dúvida, o Alunos Online elaborou cinco dicas sobre o uso da crase que certamente vão facilitar a sua vida no momento da escrita. Vamos lá? Fique atento e bons estudos!

Cinco dicas sobre o emprego do acento grave:

A crase não acontece antes de nomes masculinos; antes das preposições até, desde e para; antes da maioria dos pronomes de tratamento

Dica 1 → Entenda o que é a “crase”: Antes de partirmos para as próximas dicas, é essencial que você saiba o que é a crase. A crase é o nome do fenômeno linguístico que indica a fusão de dois “as”: ela acontece sempre que a preposição “a” encontra-se com o artigo “a”, elemento que antecede substantivos femininos. O nome deste sinal gráfico ( ` ) não é crase, ele deve ser denominado “acento grave” e surgiu para indicar o fenômeno da fusão dos elementos acima citados, certo?

Dica 2 → A crase deve ser empregada somente antes de palavras femininas: Por indicar a fusão entre a preposição “a” e o artigo determinado feminino “a”, a crase não acontece antes de palavras masculinas. Para que depois você não fique confuso, observe a única exceção para essa regra:

→ Há situações em que a expressão “à moda de” não está explícita na frase. Observe:

Ele fez um gol à Pelé. (Ele fez um gol à moda de Pelé)
Ele comprou um par de sapatos à Luís XV. (Ele comprou um par de sapatos à moda de Luís XV).

Portanto, ainda que as palavras Pelé e Luís XV sejam substantivos masculinos, o acento grave indicador de crase deve ser empregado.

Dica 3 → A crase acontece em expressões que indicam horas: Exceto se as horas vierem antecedidas de preposições diferentes de “a”, como desde, para e até. Observe:

Eles ficaram esperando até as 14h, depois foram embora.
Eles agendaram uma visita para as 9h.
Ela está aguardando a consulta desde as 8h.

Nos outros casos, é obrigatório o emprego do acento grave:

Encontraremos nossos amigos no cinema às 14h.
Às 15h nosso voo segue para São Paulo.

Dica 4 → A crase não ocorre antes de palavras masculinas: Você já sabe que, por indicar a fusão entre a preposição “a” e o artigo feminino “a”, a crase não deve ser empregada antes de nomes masculinos. Ainda assim existem situações em que as dúvidas podem surgir, especialmente nas seguintes ocorrências linguísticas:

Falei a respeito do problema para a empresa de telefonia.
Ele veio a pé para a escola.
O réu foi a júri popular.
O casal viajou a bordo de um navio.
A paciente será submetida a uma cirurgia a laser.

Dica 5 → Diante da maioria dos pronomes e das expressões de tratamento, com exceção dos pronomes senhora, senhorita e dona:

Diga a ela que não vamos à festa da escola.
Entreguei a todos os candidatos os documentos necessários.
Mostrarei a vocês as fotografias do nosso casamento.
Isso não diz respeito a nenhum de nós.

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por: Luana Castro Alves Perez

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Propriedade distributiva da multiplicação - “Chuveirinho”
Cartografia no Enem: como esse tema é cobrado?
Ditadura Militar no Chile
Lei das Malhas (eletricidade/eletrodinâmica)
Todas as vídeo aulas

Versão completa