Sessão, seção ou cessão?

As palavras sessão, seção e cessão são um caso típico de palavras homônimas. Em virtude da similaridade fonética, podem causar confusão no momento da escrita.

Três palavras foneticamente idênticas, três significados diversos: sessão, seção e cessão

A língua portuguesa é permeada por elementos que fazem dela um idioma único. Contudo, é preciso ficar atento para fazer um bom uso de nosso idioma, respeitando assim as normas gramaticais que o regem.

Na modalidade oral, somos competentes comunicadores. Mas quando o assunto é a linguagem escrita, surgem muitas dúvidas que acabam muitas vezes sendo transferidas para o papel e... lá se foi a norma padrão da língua. Algumas palavras são mais suscetíveis ao erro, e quando se trata de palavras homônimas então, o problema fica um pouco mais sério. Entre os diversos casos de homonímia, ou seja, palavras foneticamente idênticas, encontramos três palavras com sons iguais, porém com grafias e significados diferentes: sessão, seção e cessão. Sim, as três ocorrências existem e estão corretas, só nos resta saber como e quando usá-las adequadamente. Para isso, fique atento às diferenças:

Sessão: Do latim sessio, significa sentar-se. Portanto, a partir de sua origem, inferimos que a palavra sessão está relacionada com a ideia de que é preciso sentar-se para ver ou participar de algo. Veja o exemplo:

(...) Quero a sessão de cinema das cinco
Pra beijar a menina e levar a saudade
Na camisa toda suja de batom.”

(Todo sujo de batom, Belchior)

Seção: Do latim sectio, cujo significado é corte. Entendemos por corte a divisão ou subdivisão de coisas em um mesmo departamento. Veja o exemplo:

Os amigos se viram pela primeira vez na livraria, na seção de literatura estrangeira.

Cessão: Do latim cessio, significa ceder. Será utilizado quando a intenção for atribuir ideia de doação, concessão. Veja o exemplo:

A justiça concedeu a cessão das terras improdutivas para os agricultores.

Agora que você já sabe o significado de sessão, seção e cessão, ficará bem mais fácil fazer o uso correto de cada um dos vocábulos na linguagem escrita, visto que as palavras homônimas não causam prejuízo algum na comunicação oral. A dica é, sempre que houver dúvida, consulte um dicionário e evite erros relacionados com a homonímia.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Luana Castro Alves Perez

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Vícios de linguagem: ambiguidade
Combinação com repetição
Equilíbrio químico: grau de equilíbrio
Francis Hutcheson
Todas as vídeo aulas

Versão completa