Resenha crítica

A resenha crítica é um gênero textual no qual o autor deve informar sua opinião sobre algo a partir de uma análise. Ela não pode ser imparcial e deve apresentar argumentos.

A resenha crítica é um gênero textual que pode apresentar a opinião do autor sobre muitas coisas, como, por exemplo, filmes, livros e exposições.

A resenha crítica é um gênero textual que apresenta a opinião de um autor sobre algo. Ela é caracteristicamente jornalística e apresenta argumentos para embasar uma tese. Pode ter diversos objetos de análise, como filmes, livros, séries, obras de arte, desfiles de moda, peças de teatro, exposições etc. Geralmente, contém um resumo inicial, a apreciação/análise e a conclusão.

Leia também: Artigo de opinião — outro gênero textual frequente no meio jornalístico

Resumo sobre resenha crítica

  • A resenha crítica é um gênero textual no qual o autor dá a própria opinião sobre algo.

  • É comumente usada no jornalismo.

  • Pode ser em 1ª pessoa ou em 3ª pessoa.

  • Deve, obrigatoriamente, conter uma argumentação, já que não pode ser apenas um resumo.

  • Sua estrutura tem três partes: descrição/apresentação, apreciação/análise e conclusão.

  • É diferente de um resumo, porque o resumo não dá qualquer opinião ou juízo de valor, que é o que ocorre em uma resenha crítica.

Videoaula sobre resenha crítica

O que é resenha crítica?

A resenha crítica é um gênero textual no qual o autor dá a própria opinião sobre algo, como um filme ou um livro, baseado em suas análises. Ela inclui a apresentação do objeto, os argumentos do autor e suas conclusões. De modo geral, é usada no ambiente jornalístico e não pode ser “neutra”, como um resumo.

Quais são as características e a estrutura da resenha crítica?

A resenha crítica é, majoritariamente, um texto descritivo, pois o autor disserta sobre certas partes e/ou detalhes do objeto analisado para dar sua opinião e mostrar sua análise. Ela pode ser positiva ou negativa, mais ou menos detalhada e costuma ser curta. Pode ser feita em 1ª pessoa (mais pessoal) ou 3ª pessoa (mais impessoal).

A parte mais importante sobre a resenha crítica é que ela deve, obrigatoriamente, conter uma argumentação, já que não pode ser apenas um resumo. De forma geral, o autor deve justificar tal opinião com julgamentos de valor, raciocínios lógicos ou comparações. Assim, a principal função de linguagem utilizada é a função conativa/apelativa, aquela que busca convencer o leitor.

A estrutura da resenha crítica tem três partes:

  • Descrição/Apresentação: é a parte inicial, na qual o objeto de análise é apresentado. Assim, nesse segmento, há um resumo que mostra as informações importantes.

  • Apreciação/Análise: depois da apresentação, o autor falará sobre sua análise e sobre o julgamento que fez daquele objeto. Ele pode definir os pontos positivos e negativos, dar uma opinião geral ou comentar sobre uma parte específica. O autor deve mostrar a sua tese e os argumentos para comprová-la.

  • Conclusão: por fim, o autor apresenta as considerações finais sobre o tema, retomando o objeto e sua tese principal.

Como se faz uma resenha crítica?

Para fazer uma resenha crítica, deve-se seguir alguns passos:

  • Escolher o objeto de análise: ele pode ser um livro, filme, acontecimento, pintura, exposição, desfile de moda, peça de teatro etc.

  • Estudar o objeto de análise: o autor deve assistir/ver/ler o objeto que vai avaliar e fazer anotações sobre o conteúdo geral e os pontos que quer analisar.

  • Pesquisar: antes de começar a análise, o autor deve ter informações técnicas, como o ano de publicação/lançamento, criador da obra, breve biografia do autor, contexto sócio-histórico de quando a obra foi feita etc.

  • Separar os pontos de análise e a tese: depois de ter todas essas informações, o autor deve escolher quais pontos vai analisar e o que vai afirmar sobre eles, além dos argumentos para embasar sua tese.

  • Fazer um esquema inicial: como último passo antes da escrita, é produtivo fazer um esquema baseado na estrutura da resenha crítica:

    • Descrição/Apresentação: apresentar e resumir a obra.

    • Apreciação/Análise: escolher a ordem dos pontos de análise e dos argumentos já selecionados. Pensar se a resenha será dividida em partes.

    • Conclusão: sintetizar as afirmações e os principais argumentos.

Veja também: O que é um ensaio crítico?

Exemplos de resenha crítica

Resenha crítica de aplicativos

As avaliações de aplicativos são exemplos simplificados de resenhas críticas. [1]

Resenha crítica de obras

A cada obra lançada, geralmente milhares de resenhas são feitas sobre ela. Este é um exemplo de resenha crítica de Super Mario Bros: O Filme pelo site de notícias Omelete, especialista na indústria pop cinematográfica|1|:

  • Descrição/Apresentação:

(...)

A história conta a origem de Mario e Luigi, dois encanadores ítalo-americanos que vivem em Nova York e saíram de seus empregos estáveis para abrir um empreendimento próprio. Nem a própria família acredita no potencial dos irmãos, o que obviamente muda quando eles encontram um cano verde mágico que transforma Mario e Luigi em heróis do familiar universo de fantasia do game.

  • Apreciação/Análise:

Super Mario Bros. traz uma narrativa calorosa e recheada de easter eggs de seu universo rico, existente há 40 anos, fazendo da nostalgia um apelo e um aliado. Mesmo quem tem pouco contato com a franquia pode reconhecer desde os objetos presentes nos jogos até a trilha sonora assinada por Brian Tyler e Koji Kondo (que também criou a trilha nos games), que usa os elementos de orquestras e as marcantes melodias que acompanham os jogadores. A história não traz elementos surpreendentes ou inovadores e, sinceramente, ainda bem, pois o que faz brilhar o longa são seus personagens e o visual rico e cheio de detalhes.

  • Conclusão:

(...)

Super Mario Bros. usa de maneira adorável e carinhosa o universo criado por Shigeru Miyamoto para narrar uma aventura envolvente e faz jus à franquia. Difícil não sair com vontade de jogar novamente desde o recente Super Mario Odyssey até algum clássico do bigodudo, como as plataformas de Super Nintendo.

Resenha crítica x resumo

A resenha crítica e o resumo são dois gêneros textuais diferentes, mas relacionados. O resumo apenas sintetiza os principais pontos de algo, sem dar qualquer opinião ou juízo de valor.

Já a resenha crítica deve, obrigatoriamente, apresentar a opinião do autor e não pode ser imparcial ou “neutra”. Ela deve conter a análise e os argumentos para sustentá-la. Assim, o resumo faz parte da seção inicial de uma resenha crítica, a apresentação, mas uma resenha crítica não faz parte de um resumo.

Esses elementos podem ser vistos na comparação entre o resumo da trama de Prenda-me se for capaz, da Netflix, e a resenha crítica do Papo de Cinema:

  • Exemplo de resumo:

Um agente do FBI decide colocar o vigarista Frank Abagnale Jr. atrás das grades. Contudo, além de escapar constantemente, Frank se diverte com a perseguição.|2|

  • Exemplo de resenha crítica (que inclui um resumo):

Frank Abagnale Jr. conseguiu juntar a fortuna de US$ 2,5 milhões falsificando cheques. Com um obstinado agente do FBI no seu encalço, ele terá que usar todos os seus artifícios para conseguir sair ileso mais uma vez. (...)

Os pontos positivos são largamente superiores às considerações contrárias. Começando pelo próprio trabalho de Spielberg — que deve ter encarado tudo como “férias” — ao elenco principal, em perfeita sintonia. Não há opção melhor para o papel de Abagnale do que Leonardo DiCaprio, num desempenho irrepreensível. Seu colega de cena, Tom Hanks, como o agente do FBI Carl Hanratty, o eterno perseguidor do notório falsário, está divertidamente cômico, trabalhando uma faceta sua que desde Uma Equipe Muito Especial (1992) andava meio esquecida.|3|

Notas

|1| BREVE, G. Super Mario Bros. abraça a comédia moderna, sem largar a inevitável nostalgia. Disponível em: https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/super-mario-bros-critica. Acesso em: 9 maio. 2023.

|2| Prenda-me se for capaz. Disponível em: <https://www.netflix.com/title/60024942. Acesso em: 9 maio. 2023.

|3| PAPO DE CINEMA. Prenda-me se for Capaz. Disponível em: https://www.papodecinema.com.br/filmes/prenda-me-se-for-capaz/. Acesso em: 9 maio. 2023.

Crédito de imagem

[1] Tersi Dae Alesti / Shutterstock

Fontes

BREVE, G. Super Mario Bros. abraça a comédia moderna, sem largar a inevitável nostalgia. Disponível em: https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/super-mario-bros-critica.

MACHADO, A. R. A ORGANIZAÇÃO SEQÜENCIAL DA RESENHA CRÍTICA. The Especialist - PUC (SP), 1996.

PAPO DE CINEMA. Prenda-me se for Capaz. Disponível em: https://www.papodecinema.com.br/filmes/prenda-me-se-for-capaz/.

NETFLIX. Prenda-me se for capaz. Disponível em: https://www.netflix.com/title/60024942.

TRAVAGLIA, L. C. Tipologia textual e ensino de língua. Domínios de Lingu@gem, v. 12, n. 3, p. 1336–1400, 21 set. 2018.

Por: Luiza Pezzotti Pugles

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Adjunto adnominal
Matemática do Zero | Jogo de Sinais
Como um chinelo pode salvar a sua vida?
Filosofia Árabe: Islâmica e Judaica
Todas as vídeo aulas

Versão completa