Anúncio publicitário

Anúncio publicitário é um gênero textual que tem a divulgação de determinado produto, marca ou ideia como objetivo principal. Ele é muito comum em jornais e revistas.

Na era das redes sociais, os anúncios publicitários estão em vários dos aparelhos de comunicação utilizados no dia a dia, como smartphones e tablets.

O anúncio publicitário é um texto, usado no intuito de convencer alguém sobre o uso de um produto, marca ou ideia, estabelecido em um meio de comunicação. Para convencer e persuadir o seu público-alvo, o anúncio publicitário faz uso da linguagem conativa ou apelativa e possui alguns elementos característicos, como direcionamento ao eu/tu, verbos no imperativo e vocativos.

Leia também: Desvios na linguagem publicitária — erro ou uso intencional?

Resumo sobre anúncio publicitário

  • O anúncio publicitário é um texto multissemiótico que divulga algo com objetivos comerciais, institucionais ou políticos, circulando principalmente em veículos de comunicação.

  • Pode ser dividido em: anúncios verbais, anúncios não verbais e anúncios híbridos ou mistos (verbal e não verbal)

  • É um texto que utiliza a linguagem apelativa, e sua estrutura apresenta geralmente um título, corpo do texto e convite à ação.

  • A AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação) é um dos principais elementos a se saber para a composição de um anúncio publicitário.

Videoaula sobre gêneros textuais: anúncio publicitário

O que é um anúncio publicitário?

O anúncio publicitário é uma espécie de notícia ou aviso que divulga uma propaganda com objetivos comerciais, institucionais ou políticos. Ele se utiliza de recursos multissemióticos e circula em uma diversidade de meios de comunicação, como TV, internet, outdoors, banners, veículos (carros, ônibus etc.), entre outros.

Quais são os tipos de anúncio publicitário?

Dada a natureza multissemiótica dos anúncios publicitários, eles podem ser compreendidos de três formas. Veja cada uma delas a seguir.

→ Anúncios verbais

São aqueles compostos apenas por textos escritos. Geralmente eles fazem uso de frases curtas e chamativas a fim de atraírem o seu leitor e possível consumidor. São acompanhados de verbos no imperativo, como “compre”, “adquira já” e “reserve a sua agora”.

→ Anúncios não verbais

Apresentam apenas elementos visuais. Eles despertam o interesse, portanto, apenas por meio de imagens. Seguem a mesma lógica do anúncio verbal, isto é, suas imagens precisam ser chamativas e convidar o provável consumidor a se interessar pela ideia.

→ Anúncios verbais e não verbais

São também conhecidos como anúncios híbridos ou mistos. Eles apresentam tanto um conteúdo verbal quanto um conteúdo não verbal, ou seja, há uma mescla entre texto escrito e texto por imagens.

Quais são as principais características do anúncio publicitário?

O anúncio publicitário tem como principal elemento uma linguagem apelativa ou conativa. Ela é centrada no receptor e construída para influenciar o outro ou, pelo menos, chamar a sua atenção para algo.

O texto publicitário faz uso constante desse tipo de linguagem associada a outros elementos, como o uso da 2ª pessoa do discurso (tu/você), além de uma forte presença de verbos no imperativo e vocativos.

Qual é a estrutura do anúncio publicitário?

Do ponto de vista estrutural, o texto publicitário apresenta os seguintes elementos:

  • título (geralmente chamativo);

  • corpo do texto;

  • convite à ação.

Veja também: Quais são os elementos que constituem um texto jornalístico?

Como se faz um anúncio publicitário?

Para desenvolver um anúncio publicitário, é importante conhecer a fórmula AIDA — Atenção, Interesse, Desejo, Ação. Ela é importante para que o redator publicitário conheça o perfil e as necessidades de um público ao qual ele direcionará o seu anúncio. Em outros termos, caso seja um público jovem ou mais velho, ele precisa conhecer a linguagem adequada para se comunicar com ele, bem como entender quais são seus desejos e anseios.

Um bom redator publicitário deve estar sempre por dentro das tendências e sempre estudando os perfis dos mais diversos grupos sociais. Com um público bem definido, além de uma pesquisa bem fundamentada, é possível desenvolver um anúncio publicitário adequado utilizando os principais elementos da linguagem conativa — os vocativos, os verbos no imperativo e o direcionamento para o tu/você — no processo de construção da comunicação.

Exemplos de anúncio publicitário

  • Exemplo 1

Anúncio predominantemente verbal sobre o uso de máscara idealizado pela prefeitura de Lagoa Santa. Nele é possível identificarmos uma linguagem simples e direta, com intuito de induzir o seu público à ação de combate à disseminação do coronavírus.

  • Exemplo 2

Anúncio predominantemente não verbal do Governo Federal em campanha no combate às doenças causadas por vírus devido à não higienização das mãos. No exemplo, identifica-se uma imagem funcionando como recurso apelativo e o uso do verbo “higienize” no imperativo. Esse recurso de imperatividade é muito comum em textos publicitários. 

Por: Rafael Camargo de Oliveira

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Economia japonesa
História de Goiás: festividades culturais
Lei das Malhas (eletricidade/eletrodinâmica)
Santo Agostinho
Todas as vídeo aulas

Versão completa