Instruir - Característica de alguns gêneros textuais

A instrução representa uma das várias finalidades discursivas inerentes aos gêneros

Tendo em vista que a linguagem cumpre um papel estritamente social, estamos habituados a compartilhar com inúmeros textos, os quais circundam em meio ao nosso cotidiano.

Essa diversidade está condicionada ao que denominamos de “gêneros textuais”, cuja característica principal é representar as mais variadas situações comunicativas. Todos eles com uma finalidade específica, seja no intuito de informar, persuadir, entreter, convencer, dentre outros objetivos.


Há aqueles que, por excelência, desempenham a função de nos instruir mediante a realização de uma atividade específica. Representando tal modalidade, figuram-se os manuais de instrução, as receitas culinárias, bulas de remédios, editais ligados à maioria dos concursos, faixas informativas referentes a um determinado evento, dentre outros.

Pelo fato de caracterizarem-se como comuns, nossa familiaridade com os mesmos restringe-se somente ao objetivo de contemplarmos aquilo que buscarmos, não nos atemos a uma análise mais específica quanto à linguagem.

Quanto ao aspecto gramatical, a mesma perfaz-se de verbos conjugados no modo imperativo, em função de o discurso pautar-se pela instrução, no sentido de nos guiar quanto aos procedimentos a serem adotados.
Geralmente, apresenta-se de forma concisa, clara e objetiva, isentando-se de traços subjetivos e juízos de valor, atendendo a uma sequência lógica.

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Teorias demográficas
Maias | Civilizações Pré-Colombianas
Complexo de Golgi
O tempo em Santo Agostinho
Todas as vídeo aulas

Versão completa