Afinal, qual é a forma correta, houve ou houveram? Quando o assunto é o verbo haver, é preciso ficar atento para não tropeçar na conjugação.
O verbo haver é um daqueles verbos que costumam deixar os falantes com muitas dúvidas! Por ser um verbo irregular, apresenta, como a própria classificação sugere, irregularidades em sua conjugação, fugindo ao paradigma de conjugação dos verbos regulares. Seus morfemas sofrem alterações, por esse motivo, fica difícil prever a forma que as desinências tomarão.
Entre as dúvidas que circundam o verbo haver, uma é recorrente: afinal, qual é a forma correta, houve ou houveram? As duas formas estão corretas, contudo, é preciso muita cautela para não errar na conjugação desse verbo. No sentido de existir, acontecer (possíveis acepções do verbo haver), o verbo haver é impessoal. Isso significa ausência de sujeito, portanto, ele não sofrerá flexão, apresentando a mesma forma tanto no plural quanto no singular. Observe os exemplos:
» Certo
Houve muitos feridos.
Haverá alterações.
Havia muitos adultos.
Há coisas que não entendo.
» Errado
Houveram muitos feridos.
Haverão alterações.
Haviam muitos adultos.
Hão coisas que não entendo.
Verbos impessoais exigem a companhia de verbos impessoais. Isso quer dizer que se o verbo haver vier acompanhado de um verbo auxiliar, ele também ficará no singular. Observe os exemplos:
» Certo
Deve haver muitas casas ali.
Poderá haver novas modificações.
» Errado
Devem haver muitas casas ali.
Poderão haver novas modificações.
Sendo assim, quando a conjugação houveram poderá ser aplicada? Simples: assim como todas as formas do plural do verbo haver, houveram poderá ser empregado quando o verbo haver for equivalente a ter, obter, conseguir ou alcançar. Nesses casos, ele deixará de ser impessoal e deverá ser conjugado para que estabeleça concordância com o sujeito da frase. Observe:
Houveram de esperar um longo tempo para serem atendidos pelo médico. (sentido de tiveram)
Os filhos houveram do pai tudo que quiseram. (sentido de obtiveram)
Para completar nossa explicação, atenção à dica:
Nunca confunda o verbo haver em sua forma conjugada houve com o verbo ouvir em sua forma conjugada ouve:
A menina ouve música. (ouvir)
Houve música na festa. (haver)