Fonologia

Uma das competências atribuídas à fonologia é o estudo das palavras segundo os aspectos sonoros de que delas fazem parte

Pare e pense:

Que tal uma seção destinada a você, cujo intuito é fazer com que apreenda acerca da forma como as sílabas se separam; acerca da maneira como as sílabas se classificam segundo a posição daquela que se mostra pronunciada de modo mais evidente; sobre a classificação que as palavras recebem segundo a separação das sílabas que a compõem, enfim...

Pensou, sim? Pois bem, ao proceder dessa forma, assim como ocorre em várias outras circunstâncias em que se pega imaginando acerca de um assunto para depois proferi-lo, saiba que dois processos ocorrem em sua mente: um relacionado à materialidade da palavra, ou seja, à constituição propriamente dita (por meio de letras e fonemas) e outro relacionado à imagem representada por uma determinada palavra. Interessante, não?

Portanto, sinta-se à vontade para ampliar ainda mais seu conhecimento mediante todas as elucidações que aqui se encontram inteiramente a seu dispor, haja vista que prazerosamente (ou seria prazeirosamente?) buscamos levar até você todos os aspectos que norteiam esse nosso rico e estimável idioma.

Nesse sentido, ao se ater a esta SEÇÃO, além de descobrir por que essa palavra possui duas sílabas; classifica-se como uma oxítona, razão pela qual é acentuada; caracteriza-se como uma palavra dissílaba; compõe-se de um ditongo decrescente – demarcado por uma vogal + uma semivogal e, foneticamente, figura-se representada por [sesãw], irá se inteirar de muitos, muitíssimos outros detalhes, sabe como?

Apenas clicando e aproveitando essa imperdível oportunidade, é claro, sem nenhum empecilho (ou seria impecilho?

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos de Fonologia

Últimas Aulas

“Tinha chego” ou “tinha chegado”?
Paisagem natural e paisagem cultural
Guerra Guaranítica (1753-1756)
Catalisadores
Todas as vídeo aulas

Versão completa