Conto fantástico

Conto fantástico é uma modalidade de texto predominantemente narrativa e situada entre o real e o imaginário, no intuito de produzir dúvidas e incertezas no leitor.

Edgar Allan Poe foi um dos mais conhecidos autores de contos fantásticos.

O conto fantástico é uma produção ficcional que, assim como várias outras, traz elementos fantasiosos mesclados com a realidade. No entanto, ele apresenta algumas características peculiares, pois, enquanto as demais histórias procuram oferecer uma explicação plausível, o conto fantástico prefere deixar a dúvida e produzir um fator de incerteza e incompreensão em seus leitores.

Além disso, o conto fantástico apresenta como principal elemento a narrativa breve. Em outros termos, ele é marcado pela presença de poucos personagens e uma trama mais enxuta. Soma-se a isso uma série de simbolizações ligadas a uma forte crítica social.

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Resumo sobre conto fantástico

  • O conto é um gênero literário que apresenta uma estrutura narrativa reduzida.

  • A literatura fantástica é caracterizada pela presença de elementos inusitados e sobrenaturais dentro de uma narrativa.

  • O conto fantástico, por ser caracterizado e estruturado como um texto literário, apresenta os seguintes elementos narrativos: personagens, tempo, espaço, enredo e narrador.

  • Alguns dos principais nomes da literatura fantástica no mundo foram: Franz Kafka, H. P. Lovecraft e Edgar Allan Poe.

  • No Brasil, dentro do gênero contos fantásticos, destacamos as produções de Machado de Assis, Ignácio de Loyola Brandão e Moacyr Scliar.

Videoaula sobre conto fantástico

O que é conto?

O conto é uma modalidade de texto predominantemente narrativa e é caracterizado como um gênero literário por ser estruturado com base nos elementos essenciais da narrativa (personagem, tempo, espaço, enredo e narrador). Nesses termos, o conto se difere de outros modelos narrativos, como a novela e o romance, por apresentar uma história com poucos personagens e tempo e espaço restritos.

Assim, o conto fantástico pode ser entendido como um tipo de conto que segue os elementos essenciais mencionados. Porém, em sua composição ficcional, ele funciona como uma junção entre o real e o imaginário.

O que é literatura fantástica?

A literatura fantástica é caracterizada pela presença do inusitado e do sobrenatural em uma narrativa. Ela se situa exatamente entre o real e o irreal. Em uma produção de literatura fantástica, o leitor (ou mesmo a personagem) não consegue encontrar uma explicação racional, verossímil e definitiva para os acontecimentos.

Assim, em contos fantásticos, é comum presenciar certos momentos na narrativa que provocam dúvidas e incertezas. Esse é um recurso muito utilizado pelos autores do gênero para simbolizarem problemas sociais. Em outras palavras, a literatura fantástica costuma usar o irracional para estabelecer o tratamento de problemas recorrentes de uma sociedade em determinado período.

Quais são as características do conto fantástico?

Com relação às características do conto fantástico, podemos afirmar que ele está localizado entre o real e o imaginário, trazendo elementos irracionais que geram dúvidas e questionamentos por parte das personagens e do próprio leitor. Além disso, o conto fantástico costuma trazer uma simbolização de questões sociais, produzindo críticas a padrões e convenções estabelecidos.

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Qual é a estrutura do conto fantástico?

Como mencionado, o conto fantástico segue a estrutura básica de uma narrativa. Sendo assim, a produção de um conto fantástico deve apresentar:

  • Personagens: aqueles que estão envolvidos de alguma forma na história, podendo ser protagonistas, coadjuvantes ou figurantes.

  • Espaço: trata-se de situar o leitor sobre onde aquela trama ocorre. O cenário pode ser, entre tantos outros, um país, uma cidade, uma casa ou um quarto. Por se tratar de uma narrativa reduzida, o conto fantástico costuma apresentar locais menores e limitados.

  • Tempo: a história se passa quando? Pode ser em neste século ou no século passado. As indicações sobre a temporalidade ajudarão o leitor a se localizar cronologicamente. No entanto, há obras que não delimitam um tempo específico ou trabalham com uma noção de tempo psicológico.

  • Enredo: o que será contado ao leitor? O enredo é a história em si, a trama com seus elementos essenciais (apresentação, complicação, clímax e desfecho, não necessariamente nessa ordem).

  • Narrador: uma história é contada por alguém, e esse alguém conta sob um ponto de vista ou perspectiva, o que é tido como foco narrativo. Assim, o narrador pode ser em terceira pessoa do singular (externo aos acontecimentos) ou em primeira pessoa do singular (participante dos acontecimentos).

Autores de conto fantástico no mundo

Dentre os principais nomes do conto fantástico, destacamos alguns a seguir.

→ Franz Kafka

O escritor tcheco Franz Kafka é conhecido por produzir uma série de contos fantásticos com diversas simbolizações que remetem a críticas sociais de sua época. Entre suas obras mais conhecidas, estão:

  • A metamorfose;

  • O processo.

→ H. P. Lovecraft

O norte-americano Lovecraft desenvolveu contos fantásticos que podem ser caracterizados pela forte presença de elementos sobrenaturais. Nos Mitos de Cthulhu, temos uma série de histórias sobre o universo de terror construído pelo autor.

→ Edgar Allan Poe

O escritor norte-americano Edgar Allan Poe, assim como Lovecraft, escreveu contos fantásticos que apresentam diversos elementos sobrenaturais, com temáticas ligadas à morte e ao mistério. Entre suas obras mais conhecidas, estão:

  • O poço e o pêndulo;

  • O gato preto;

  • O barril de amontilado.

Autores de conto fantástico no Brasil

Há uma diversidade de autores nacionais que se especializaram ou mesmo se aventuraram no conto fantástico. Dos mais famosos, vejamos alguns a seguir.

→ Machado de Assis

O famoso escritor fluminense Machado de Assis produziu uma série de romances e contos pertencentes à escola realista. Porém o autor também se aventurou nas produções fantásticas em obras em que prevalece a dualidade entre o sobrenatural e o real, como:

  • O anjo Rafael;

  • Sem olhos;

  • O imortal;

→ Moacyr Scliar

Moacyr Scliar foi um escritor gaúcho conhecido por suas crônicas e contos fantásticos. Em Cão, o autor produz uma história em que há a mistura entre a violência e o fantástico, chocando o seu leitor. O autor faz uma forte crítica à realidade violenta presente no Brasil.

→ Ignácio de Loyola Brandão

O romancista paulista Ignácio de Loyla Brandão possui uma vasta produção literária que transita por diversos gêneros, entre eles a ficção científica. Ele também produziu obras fantásticas, trabalhando com uma série de simbolizações e elementos alegóricos, trazendo dúvidas e questionamentos ao leitor, como é o caso dos contos:

  • O homem cuja orelha cresceu;

  • A mão perdida na caixa de correio.

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Exemplo de conto fantástico

Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregório Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal, e, ao levantar um pouco a cabeça, divisou o arredondado ventre castanho dividido em duros segmentos arqueados, sobre o qual a colcha dificilmente mantinha a posição e estava a ponto de escorregar.

Comparadas com o resto do corpo, as inúmeras pernas, que eram miseravelmente finas, agitavam-se desesperadamente diante de seus olhos. Que me aconteceu? — pensou. Não era nenhum sonho. O quarto, um vulgar quarto humano, apenas bastante acanhado, ali estava, como de costume, entre as quatro paredes que lhe eram familiares.

A metamorfose, de Franz Kafka.

O trecho é do famoso conto A Metamorfose, escrito por Franz Kafka. Logo em seu início, o leitor e a própria personagem se deparam com uma situação absurda: Gregor Samsa, o protagonista, transforma-se em um inseto gigante. Assim, o enredo gira em torno dessa mudança que, em primeiro lugar, a personagem procura compreender, e, em seguida, a sua família também tenta identificar o que está acontecendo.

A metamorfose de Gregor Samsa pode ser compreendida como um dos elementos característicos do conto fantástico: a convergência entre realidade e a falta de sentido (absurdo). Em momento algum na obra é possível saber quais foram as causas dessa transformação.

Ela, portanto, traz a dúvida e produz uma série de incertezas nos leitores. A literatura fantástica tem como principal motor condutor a produção de uma reflexão gerada pelo incômodo e pelas incompreensões sobre as questões irracionais presentes na obra.

Por: Rafael Camargo de Oliveira

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