A princípio gostaria de lhe perguntar: você já utilizou essas expressões em alguma circunstância comunicativa? Caso não, com certeza já ouviu muitas pessoas proferindo-as, não é verdade? O fato é que ambas constituem aquele grupo de expressões que compartilham do nosso cotidiano, das quais fazemos uso sem sequer nos preocuparmos se se encontram de acordo com o padrão formal da linguagem.
Em face dessa ocorrência, vale mencionar acerca da importância de estarmos familiarizados com o que nos revelam os compêndios gramaticais, sobretudo fazendo uso constante do dicionário, uma vez que ele nos mostra todas as particularidades que norteiam um dado vocábulo, inclusive o sentido semântico (significado).
E por falarmos no significado é bom que se diga que o uso dos referidos termos encontra-se intrinsecamente ligado às suas acepções semânticas. Assim, de modo a constatá-las, analisemos alguns pontos:
Sempre utilizamos a expressão “a princípio” quando o sentido se referir a inicialmente, primeiramente, à primeira vista. Compreendeu agora o porquê de tal uso na indagação inicial do artigo? Ou seja: primeiramente, antes de tudo...
Empregando-a, temos:
A princípio gostaria de parabenizá-lo pela vitória.
A princípio não farei referências a nenhum autor.
“Em princípio” denota em tese, de modo geral, teoricamente. Dessa forma, tendo em vista tal intenção discursiva, há que se valer de alguns discursos semelhantes a esses representados:
Em princípio, hoje eu já estaria de férias. (em tese)
Em princípio, os relatórios devem ser entregues no final do expediente, não sei o porquê da mudança. (teoricamente)