Companhia ou compania? Afinal, qual é a grafia correta dessa palavra? Esse é um caso de erro de ortoepia que frequentemente é transferido para a escrita.
Às vezes, a forma como pronunciamos certos vocábulos pode nos induzir ao erro no momento de escrevê-los. Esse é um erro frequente que atinge grande parte dos falantes da língua portuguesa, mas que pode ser facilmente resolvido em uma rápida busca no dicionário. Entre essas palavras que podem sofrer desvios de ortoepia, está a palavra companhia.
Muitas pessoas perguntam-se: “Qual é a maneira correta, companhia ou compania?”. A dúvida é pertinente e até compreensível, visto que não costumamos pronunciar o nh em palavras com nasalizações sucessivas, como é o caso de companhia. Ao desconsiderarmos a pronúncia do nh, cometemos a palatalização.
Palatalização é um fenômeno fonético no qual um fonema muda o seu ponto de articulação originário. No caso da palavra companhia, ao pronunciarmos o nh, a língua não encosta no céu da boca (região do palato). Mas quando pronunciamos nia em vez de nhia, a articulação bucal faz com que o palato seja tocado, daí o nome do fenômeno. Embora o equívoco seja compreensível e justificável, vale lembrar que a forma compania está errada. Observe alguns exemplos:
Ela escolheu a companhia aérea que faz o menor número de conexões.
A amiga fez companhia para o amigo que estava doente.
A companhia de teatro estreou um novo espetáculo no final de semana.
Se você quiser, pode me fazer companhia no passeio.
A palavra compania não existe na língua portuguesa. O correto é companhia, com nh
Vale lembrar que, assim como o substantivo companhia é escrito com nh, todas as suas formas derivadas também o serão, por exemplo:
Acompanhante
Acompanhamento
Companheiro
Acompanhar
Desacompanhado
Vale lembrar: Muitas pessoas acham que companhia e compania (vocábulo que não existe) são palavras diferentes, com diferentes significados, o que sabemos agora não ser verdade. Segundo a “teoria”, companhia refere-se à empresa, associação ou reunião de pessoas, e compania seria o ato de estar junto ou acompanhar alguém. Essa é uma ideia equivocada, pois companhia, grafada dessa forma, é o vocábulo correto nas duas situações de uso.