Cedilha

Dentre as dúvidas comuns de ortografia, muitas são relacionadas ao uso da cedilha (¸), que é um sinal diacrítico colocado sob a letra C (Ç) para indicar a mudança de som dessa letra em determinadas palavras. Há regras e convenções muito particulares no uso desse sinal, conforme veremos abaixo.

Leia também: Quais as diferenças entre o C e o Ç?

Quando se usa a cedilha?

A cedilha pode ser usada abaixo da letra C quando esta tem som de /S/ e aparece antes das vogais A, O e U, gerando as sílabas “ça”, “ço” e “çu”. Isso ocorre para indicar a sonoridade diferente da letra C antes dessas vogais, passando do som de /K/ em “ca”, “co” e “cu” para o som de /S/ em “ça”, “ço” e “çu”. Além dessa regra, a cedilha é recorrente em alguns tipos de palavras, mas é sempre importante checar no dicionário, pois há exceções.

  • Palavras de origem indígena, africana e árabe

origem

indígena

africana

árabe

paçoca

miçanga

açúcar

açaí

caçula

açougue

muçum

cachaça

muçulmano

  • Substantivos derivados de verbo

verbo

substantivo

narrar

narração

promover

promoção

inserir

inserção

  • Palavras com sufixo “-aço(a)”, “-iço(a)”, “-uço(a)”

sufixo

-aço(a)

-iço(a)

-uço(a)

palhaça

sumiço

dentuça

cansaço

serviço

soluço

golaço

quebradiça

carapuça


Quando não se deve usar a cedilha?

A cedilha não é usada quando a letra C aparece antes das vogas E e I, pois, nesses casos, a letra C automaticamente tem som de /S/; portanto, a cedilha não é necessária para gerar esse efeito. Assim, para a norma-padrão da língua portuguesa, não existem as sílabas “çe” e “çi”, sendo estas consideradas desvios linguísticos em nosso idioma. Além disso, nenhuma palavra da língua portuguesa começa com cedilha: ela começará com a letra S ou, caso a primeira sílaba seja com as vogais E ou I, pode começar também com a letra C:

Cecília, você sabe se a encomenda já chegou?”

Por que a cedilha não está no alfabeto?

A cedilha não está no alfabeto porque não é uma letra, e sim o sinal que aparece abaixo da letra C (Ç). Do mesmo modo, outros sinais gráficos, como til (~), acento agudo (´) e acento circunflexo (^), são usados para indicar mudança de som em algumas letras, mas não são letras propriamente ditas.

Origem da cedilha

A cedilha surgiu na língua espanhola, com o uso da cedilla, diminutivo de ceda, que se trata da letra Z no espanhol. Em outras palavras, a cedilha é uma pequena letra Z que surge abaixo da letra C, indicando as ocasiões em que esta tem som de S. Ironicamente, não há mais cedilla na língua espanhola, mas a língua portuguesa segue com a cedilha em seu sistema linguístico.

Cedilha é acento?

A cedilha não é um acento, porque ela aparece abaixo da letra C e não indica a sílaba tônica da palavra, enquanto os acentos aparecem acima das vogais e indicam a sílaba tônica da palavra. A cedilha é um sinal diacrítico, ou seja, um sinal que indica mudança de som de uma letra em determinado contexto.

Dentro da categoria de sinais diacríticos, está a subcategoria dos acentos (já que eles também indicam essa alteração sonora). No entanto, a cedilha não faz parte da subcategoria de acentos pelos motivos já expostos.

Veja também: S ou SS? Em quais circunstâncias empregá-las?

A cedilha é um sinal diacrítico utilizado para indicar a mudança de som da letra C.

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (Consulplan - adaptada)

Nas palavras “praça” e “bênção”, emprega-se a cedilha para indicar o som do fonema /s/. Tal notação foi usada corretamente em todas as palavras do grupo:

A) punção, louça, ascenção.

B) açafrão, distenção, paçoca.

C) estação, miçanga, sentença.

D) excanção, calabouço, precaução.

Resolução

Alternativa C. Nas demais alternativas, há desvios gramaticais, cujas correções seriam: “ascensão”, “distensão” e “escanção”.

Questão 2 - Assinale a alternativa em que a lacuna não pode ser preenchida com cedilha:

A) Se a carapu_a servir, é porque você tem culpa.

B) Ainda não tive tempo de ir ao a_ougue.

C) Por favor, me veja um quilo de carne de a_ém.

D) Você já provou o de cupua_u?

Resolução

Alternativa C. “Carapuça”, “açougue” e “cupuaçu” são escritos com Ç, mas “acém” é escrito com C.

Por: Guilherme Viana

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Orações Reduzidas de Infinitivo
Potenciação em números complexos (1ª fórmula de Moivre)
Aldeídos
Associação de resistores em paralelo
Todas as vídeo aulas

Versão completa