Carta comercial é um gênero textual do âmbito empresarial, em que empresas trocam informações entre si ou com seus clientes no intuito de realizar ou finalizar transações.
A carta comercial é uma modalidade de texto voltada exclusivamente para a comunicação de uma empresa com outra ou mesmo entre uma empresa e seus clientes. A sua principal função é estabelecer um canal de comunicação direto e fácil de maneira formalizada e documentada.
Apesar de suas semelhanças com a estrutura da carta tradicional, a carta comercial é voltada para a comunicação empresarial, e, sendo assim, ela apresenta algumas exigências de formalidade e no uso da linguagem.
Há diversos tipos de carta comercial, e o que marca cada um deles é a intenção. Caso se queira obter algum dado, orientação ou resposta, utiliza-se a carta de informação. Caso se queira indicar um ex-funcionário e ressaltar seu trabalho e qualidades na antiga instituição, a carta de recomendação é a ideal.
Resumo sobre carta comercial
-
É um gênero textual técnico, portanto, apresenta características fundamentais dessa modalidade, como a linguagem denotativa, o uso da norma-padrão, o tom de impessoalidade, e a objetividade e concisão.
-
A diferença entre ela e os demais textos técnicos está na sua composição estrutural e nas características fundamentais do gênero.
-
Ela segue a estrutura básica do gênero carta: local e data, destinatário com pronome de tratamento específico, texto, fechamento e assinatura.
-
Há diversos tipos dela definidos pelo seu contexto de utilização. Podemos citar, nesse sentido, a carta de solicitação, a carta de informação, a carta de apresentação, entre outras.
O que é uma carta comercial?
A carta comercial é um documento oficial utilizado na comunicação entre empresas ou entre empresas e clientes. Ela pertence a um grupo de textos utilizados oficialmente na comunicação entre empresas ou instituições públicas, sendo conhecido como redação oficial ou redação técnica. Assim, ela apresenta características similares a outros pares do grupo redação técnica, como o memorando, o ofício e a ata. A diferença ocorre em suas características e composição estrutural.
-
Videoaula sobre redação técnica
Quais são as características e estrutura da carta comercial?
A carta comercial, como mencionado, é um texto em que prevalece a linguagem denotativa, e é destinada especificamente à comunicação entre empresas distintas que pretendem realizar parcerias ou fazer negociações. Ela também é utilizada como um canal oficial de comunicação entre a empresa e os seus clientes, no intuito de iniciar novos negócios, manter as relações comerciais ou mesmo encerrar uma parceria.
As características da carta comercial são as seguintes:
-
Impessoalidade: por se tratar de um texto técnico, é preciso usar termos neutros e verbos em terceira pessoa para manter o distanciamento. Quem conversa na carta comercial não são os indivíduos em si, mas as corporações, que, ainda que representadas pelos indivíduos, realizam as operações.
-
Norma-padrão: como documento oficial disponível para consultas, é preciso usar a norma-padrão da língua portuguesa.
-
Concisão e objetividade: o texto precisa ser o mais direto possível, contendo apenas os elementos necessários para uma boa comunicação (a eficácia é um fator essencial nos textos técnicos).
-
Pronomes de tratamento: é preciso ser formal ao redigir uma carta comercial, referindo-se a cada cargo por meio do seu devido pronome de tratamento, marcando cordialidade e respeito.
Por ser uma variação do gênero carta, a carta comercial segue uma estrutura parecida com a da carta convencional:
-
local e data;
-
pronome de tratamento e nome do destinatário;
-
texto da carta;
-
fecho;
-
assinatura e cargo do remetente.
Como fazer uma carta comercial?
Para a composição de uma boa carta comercial, recomenda-se os seguintes elementos:
-
Obter as informações prévias antes de redigir a carta (qual o destinatário, o assunto a ser tratado, e demais informações relevantes para a escrita).
-
No cabeçalho da carta, é possível inserir a logo da empresa ou utilizar papel timbrado específico, caso haja.
-
Em seguida, inserir a data e o local. Abaixo, colocar o destinatário (pode ser uma instituição ou uma pessoa) com o respectivo pronome de tratamento (se for uma pessoa).
-
O texto deve vir a seguir, e é preciso estar atento à linguagem utilizada. Lembre-se que ela precisa seguir a norma-padrão da língua portuguesa e apresentar concisão, objetividade, impessoalidade e pronomes de tratamento adequados.
-
O fechamento pode vir com um “atenciosamente” e, em seguida, a assinatura do remetente e cargo.
Quais são os tipos de carta comercial?
A carta comercial, a depender do contexto, pode estar associada a situações específicas dentro do ambiente empresarial. A seguir, listamos alguns tipos de carta comercial bastante utilizados no cotidiano das instituições.
-
Carta de apresentação: voltada para a candidatura de um cargo na empresa.
-
Carta de demissão: usada quando alguém vai se retirar da instituição, sendo uma despedida formalizada dessa prática.
-
Carta de reclamação: utilizada para demonstrar a insatisfação com alguma negociação realizada. É preciso lembrar que, ainda que seja uma reclamação/insatisfação, a carta deve seguir a formalidade e o respeito.
-
Carta de informação: muito comum quando se quer obter uma resposta específica ou ter acesso a algum dado ou recurso importante antes de tomar decisões comerciais, por exemplo.
Exemplos de carta comercial
-
Carta de informação
Goiânia, 20 de agosto de 2019 A Vidraças S.A. Senhor Francisco Souza, Em relação ao último contato feito com a empresa, gostaríamos de obter informações sobre as novas cargas de produtos que chegaram ao final do mês anterior. Atenciosamente, Oliver Stone Presidente Sênior – Brasil Imóveis |
-
Carta de recomendação
Rio de Janeiro, 17 de julho de 2010 Senhor excelentíssimo presidente Paulo Manoel, O ex-diretor executivo, Mario Divino, profissional com mais de 10 anos de atuação profissional, atuou em empresas do ramo e trouxe mudanças estruturais e significativas que contribuíram para o crescimento delas. Cordialmente, Renato Pereira Supervisor da Unidade Oeste |