Características do grau superlativo absoluto sintético

O grau superlativo absoluto sintético é formado a partir do acréscimo de um sufixo ao adjetivo, permitindo, assim, sua flexão.

O grau superlativo absoluto sintético é um recurso muito empregado na linguagem oral, atuando como um mecanismo de expressividade da fala

Conhecer a língua portuguesa e seus mecanismos é importantíssimo para um bom desempenho profissional e pessoal. Nossa língua é riquíssima, permeada por sutilezas e peculiaridades que muitas vezes geram confusões na escrita e na fala. Em nossa gramática, existem classes de palavras variáveis e classes de palavras invariáveis. Entre as classes de palavras variáveis, está o adjetivo, que permite alterações em suas formas originais, sofrendo, então, flexão de gênero, número e grau. Confira valiosíssimas dicas sobre um dos elementos linguísticos que podem deixar você na dúvida: o grau superlativo dos adjetivos.

Aliás, você percebeu a quantidade de superlativos no parágrafo acima? Em sua forma sintética, os superlativos conferem expressividade aos adjetivos, enfatizando uma ideia ou expressão. Não devem ser confundidos com o grau superlativo absoluto analítico, pois esse é formado a partir da anteposição das palavras muito, super, extremamente e extraordinariamente aos adjetivos, intensificando assim uma qualidade ou defeito do substantivo. O grau superlativo absoluto sintético é feito com apenas uma palavra, sendo que, normalmente, essa palavra recebe o sufixo -imo. Contudo, é preciso cautela, pois nem sempre a questão é tão simples assim. Para ajudar você em seus estudos, confira a relação de alguns adjetivos flexionados no grau superlativo absoluto sintético e acabe de vez com as dúvidas.

Normal

Superlativo absoluto sintético

amargo

amaríssimo

amigo

amicíssimo

antigo

antiquíssimo

fiel

fidelíssimo

geral

generalíssimo

inimigo

inimicíssimo

nobre

nobilíssimo

pessoal

personalíssimo

sagrado

sacratíssimo

simples

simplicíssimo ou simplíssimo

magnífico

magnificentíssimo

doce

dulcíssimo

Os superlativos também podem estar presos à sua forma latina, sendo que o emprego desses termos geralmente é condicionado à linguagem literária. Sendo assim, dificilmente serão encontrados na linguagem coloquial:

Normal

Superlativo absoluto sintético

acre

acérrimo

célebre

celebérrimo

íntegro

integérrimo

magro

macérrimo

soberbo

superbíssimo

sábio

sapientíssimo

cruel

crudelíssimo

Por: Luana Castro Alves Perez

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Para mim ou para eu: quando usar?
Triângulo Equilátero: Área e Altura | TRIÂNGULOS
Receptores elétricos
Jacques-Bénigne Bossuet
Todas as vídeo aulas

Versão completa