Tendo em vista que os gêneros textuais representam as muitas circunstâncias sociocomunicativas que norteiam nosso cotidiano, há alguns deles em que podemos nos posicionar criticamente, enderençando nossos argumentos a uma pessoa competente no intuito de que ela possa resolver um determinado problema cujo interesse é coletivo. Estamos nos referindo ao abaixo-assinado, uma modalidade comunicativa bastante recorrente. Dessa forma, inteiremo-nos de suas características:
O abaixo-assinado integra o rol dos gêneros argumentativos, em que um grupo de pessoas faz uma solicitação a uma autoridade competente visando à solução de um determinado problema. Tal autoridade pode ser o prefeito, o reitor de uma universidade, o síndico de um condomínio, entre outros. Como tais, requerem tratamento específico, por isso, além da modalidade padrão a ser utilizada, o documento ainda precisa ser constituído de algumas partes indispensáveis, tais como:
* Vocativo – neste deve conter o nome do destinatário e/ou o cargo, seguido do pronome de tratamento adequado;
* Corpo do texto – nesta parte deve conter a exposição dos argumentos propriamente ditos, acompanhados das respectivas solicitações que os justifiquem;
* Local, data e assinatura dos solicitantes – junto das assinaturas é possível conter dados pessoais, como o documento de identidade, endereço, entre outros.