Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição da liturgia do cristianismo que consiste em uma série de celebrações que antecedem a Páscoa. Essa semana se inicia no Domingo de Ramos.

A Semana Santa marca os últimos dias da vida de Jesus.[1]

A Semana Santa é uma tradição litúrgica do cristianismo que celebra os dias que antecedem a Páscoa. Esses dias representam os últimos dias da vida de Jesus até a sua crucificação e ressurreição. Os dias que formam a Semana Santa são os seguintes: Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.

Na tradição cristã católica, a Semana Santa se inicia no Domingo de Ramos, quando Jesus chegou de maneira triunfal a Jerusalém. Outros dias importantes dessa semana são a Quinta-Feira Santa, quando Jesus realizou a Última Ceia e foi preso; a Sexta-Feira Santa, quando ele foi crucificado e morreu; e o Domingo de Páscoa, quando ressuscitou.

Leia mais: Quarta-Feira de Cinzas — data presente no calendário litúrgico dos cristãos e que é o marco balizador da Quaresma

Resumo sobre Semana Santa

  • A Semana Santa é uma tradição cristã que marca os dias anteriores à Páscoa.

  • A semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus, sua crucificação e ressurreição.

  • Os dias são: Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.

  • Jesus foi preso na Quinta-Feira Santa e crucificado na Sexta-Feira Santa.

  • Encerra-se com a celebração da ressurreição de Jesus, no Domingo de Páscoa.

O que é a comemoração da Semana Santa?

A Semana Santa é uma tradição do cristianismo relacionada com a Páscoa. Os cristãos celebram a Semana Santa para relembrar os últimos dias da vida de Jesus — sua prisão, seu julgamento, sua crucificação e sua ressurreição. A Semana Santa é um dos momentos mais sagrados da liturgia dos cristãos.

Essa semana tem início no Domingo de Ramos, que relembra a chegada de Jesus a Jerusalém e a recepção gloriosa que ele recebeu da população local. Outros dias significativos da Semana Santa foram a Quinta-Feira Santa, quando foi realizada a Última Ceia e quando Jesus foi preso; a Sexta-Feira Santa, quando ele foi crucificado e morreu; e o Domingo de Páscoa, quando ressuscitou.

Os dias que marcam a Semana Santa são os seguintes: Domingo de Ramos, Segunda-Feira Santa, Terça-Feira Santa, Quarta-Feira Santa, Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.

Qual o significado dos dias da Semana Santa?

Cada dia da Semana Santa tem uma relevância distinta na crença dos cristãos. Vejamos o que aconteceu em cada dia e o que esse dia pode representar:

  • Domingo de Ramos: marca a chegada de Jesus a Jerusalém, montado em um burro e recebido de maneira gloriosa pela população. Os cristãos entendem esse acontecimento como o cumprimento de uma promessa em Zacarias. A recepção a Jesus enfureceu os líderes religiosos dos judeus e as autoridades romanas. Na Igreja Católica, é tradicional que ramos de palmeiras sejam abençoados pouco antes da missa.

  • Segunda-Feira Santa: Jesus expulsou os vendilhões que estavam no templo e afirmou que a missão dele seria cumprida em breve.

  • Terça-Feira Santa: Jesus foi para o Monte das Oliveiras após escapar de uma emboscada. Lá, contou aos seus discípulos sobre o fim dos tempos.

  • Quarta-Feira Santa: não há relatos significativos sobre esse dia, e acredita-se que Jesus tenha o passado em Betânia. Alguns estudiosos sugerem que esse dia pode ter sido o da sua crucificação.

  • Quinta-Feira Santa: dia da Última Ceia e momento em que Jesus lavou os pés de seus discípulos. A Última Ceia foi parte da celebração da Pessach do messias com seus apóstolos. Jesus então foi ao Getsêmani com alguns de seus discípulos, e lá foi preso, pois Judas Iscariotes havia entregado seu paradeiro aos guardas romanos.

  • Sexta-Feira Santa: Jesus foi julgado, condenado, torturado, obrigado a realizar a Via Crucis e então crucificado. Sua crucificação é conhecida pelos cristãos como a Paixão de Cristo, uma vez que foi o seu sacrifício que salvou a humanidade dos pecados dela. Jesus morreu nesse dia.

  • Sábado de Aleluia: o corpo de Jesus foi depositado no túmulo, e os discípulos foram lamentar a morte do mestre. A Igreja Católica não realiza missas nesse dia até o pôr do Sol.

  • Domingo de Páscoa: dia em que Jesus ressuscitou e apareceu para algumas pessoas, sendo que Maria Madalena foi a primeira delas.

Semana Santa é feriado?

Aqui no Brasil é costume que a Sexta-Feira Santa seja feriado, mas essa data não é oficialmente feriado nacional. Isso porque a legislação brasileira estabelece quais são os feriados nacionais, e a Sexta-Feira Santa não é um deles. No entanto, nossa legislação estipula que, para que esse dia seja feriado, é necessária a aprovação de uma lei estadual ou municipal que determine isso.

Qual é a data da Semana Santa?

A Semana Santa sempre se inicia sete dias antes da Páscoa, uma vez que trata dos últimos dias da vida de Jesus até a sua crucificação e ressurreição. A data da Páscoa é o que determina o momento em que a Semana Santa vai começar. A Igreja Católica criou um critério para definir a data da Páscoa a cada ano.

Como a Páscoa é uma celebração móvel, a data da Semana Santa também se altera. No caso da Páscoa, ela é marcada no primeiro domingo depois da Lua cheia que acontece após o equinócio da primavera para o Hemisfério Norte.

Leia mais: Corpus Christi — celebração em homenagem à Eucaristia, ocorre 60 dias após a Páscoa e sempre numa quinta-feira

Semana Santa 2024

A Páscoa de 2024 acontecerá no dia 31 de março, portanto, a Semana Santa desse ano começará no dia 24 de março com o Domingo de Ramos. Os dias da Semana Santa em 2024 serão os seguintes:

  • Domingo de Ramos: 24/03;

  • Segunda-Feira Santa: 25/03;

  • Terça-Feira Santa: 26/03;

  • Quarta-Feira Santa: 27/03;

  • Quinta-Feira Santa: 28/03;

  • Sexta-Feira Santa: 29/03 (feriado);

  • Sábado de Aleluia: 30/03;

  • Domingo de Páscoa: 31/03.

Origem histórica da Semana Santa

Não existe uma origem histórica definida para a Semana Santa, ela é resultado de uma série de práticas religiosas que foram sendo agregadas à tradição cristã ao longo do tempo. As primeiras práticas relacionadas à antecipação da Páscoa entre os cristãos remontam aos séculos III e IV. Uma das primeiras formas de observar a chegada da Páscoa era a abstenção do consumo de carne.

Inicialmente, o costume era celebrar apenas o período que ia de sexta a domingo, mas, progressivamente, a Semana Santa foi aumentando, até que os sete dias que antecedem a Páscoa se tornassem sagrados para os cristãos. Na tradição oriental, estabeleceu-se que a Semana Santa teria oito dias, iniciando-se no Sábado de Lázaro.

Créditos da imagem

[1]Adam Jan Figel e Shutterstock

Fontes

MOON, Kat. What to Know About the Origins and Meanings of the Major Holy Week Rituals. Disponível em: https://time.com/5567157/holy-week-history/

REDAÇÃO. Semana Santa: o significado de cada dia da celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Disponível: https://www.cnbb.org.br/261402-2/

REDAÇÃO. O Tríduo Pascal envolve três momentos do mistério em uma única celebração. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/dom-armando-o-triduo-pascal-envolve-tres-momentos-em-uma-unica-celebracao/

Por: Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Dominância completa, incompleta e codominância
REVISÃO Forças Intermoleculares | “Pagode das Interações”
Auroras polares
Maquiavel no Enem: como esse tema é cobrado?
Todas as vídeo aulas

Versão completa