Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos é uma celebração móvel cristã. É o dia que inicia a Semana Santa, sendo diretamente relacionado com a Páscoa. Relembra a chegada de Jesus a Jerusalém.

O Domingo de Ramos lembra a chegada triunfal de Jesus a Jerusalém.

O Domingo de Ramos é um dia litúrgico de grande importância para os cristãos, pois inicia a Semana Santa na tradição ocidental. Tem relação com a Páscoa, uma vez que está a sete dias do Domingo de Páscoa, quando Jesus Cristo ressuscitou e apareceu para algumas pessoas.

O Domingo de Ramos celebra a chegada triunfal de Jesus Cristo a Jerusalém e a recepção gloriosa que ele recebeu da população. A Igreja Católica costuma celebrar esse dia por meio de um ritual que abençoa ramos de palmeiras; depois, uma procissão é realizada; por fim, uma missa conclui o evento.

Leia mais: Páscoa cristã — celebra a ressurreição de Jesus Cristo e sua vitória sobre a morte após ser condenado e morrer na cruz

Resumo sobre Domingo de Ramos

  • O Domingo de Ramos é um dia litúrgico presente na tradição cristã.

  • Marca o início da Semana Santa.

  • Nesse dia é relembrada a chegada triunfal de Jesus a Jerusalém e a recepção que ele recebeu da população.

  • Os ramos de palmeiras e o vermelho são os símbolos desse dia.

  • Acontece sempre sete dias antes da Páscoa.

O que significa o Domingo de Ramos?

O Domingo de Ramos é uma celebração presente na tradição dos cristãos, especialmente dos católicos. Essa data tem relação com a Páscoa, pois marca o início da Semana Santa e a antecipação dessa festividade. O Domingo de Ramos é conhecido por ser o dia em que Jesus entrou em Jerusalém, sendo recebido de maneira triunfal.

A tradição afirma que Jesus chegou a Jerusalém montando em um jumento, sendo recebido pela população como o rei dos judeus e recebendo honrarias da população. Jesus foi reverenciado pela população, que lhe estendeu ramos de palmeiras para que ele passasse por elas, em um gesto reverência.

Os cristãos entendem que o Domingo de Ramos foi o cumprimento de uma promessa expressa em Zacarias 9:9, que menciona que o Salvador iria para Jerusalém montado em um jumento. Esse evento, portanto, tem grande valia para a crença cristã e deu início ao período final da vida de Jesus Cristo.

Muitos analisam a chegada de Jesus montado em um jumento como uma demonstração de humildade e também como uma demonstração de paz. A defesa da paz por Jesus tinha um sentido importante naquele período, pois muitos judeus queriam que ele assumisse o papel de líder político em uma revolta contra os romanos. Jesus, por sua vez, tinha outro propósito.

Os cristãos celebram o Domingo de Ramos como forma de reafirmação da sua crença, demonstrando sua fé de que ele é o filho de Deus. Além disso, é um momento para que os fiéis reafirmem o seu compromisso de seguir o mestre.

Principais símbolos do Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos tem como principal símbolo os ramos de palmeiras e oliveiras que são utilizados na celebração desse dia. Os ramos lembram a população de Jerusalém e o seu ato de estender ramos de palmeiras para que Jesus passasse. Os ramos são também usados como símbolo de que os fiéis são filhos de Deus. Ainda, esse dia é marcado pela utilização do vermelho como cor litúrgica.

Leia mais: Quais são os símbolos da Páscoa?

Como é celebrado o Domingo de Ramos?

A celebração do Domingo de Ramos é iniciada com um ritual fora da igreja. Nesse ritual, os fiéis levam seus ramos de palmeiras, e o padre faz uma oração abençoando os ramos e aspergindo água benta neles. Uma procissão também acontece como parte da tradição de Domingo de Ramos.

Por fim, esse dia se encerra com uma missa em homenagem à chegada de Jesus a Jerusalém. Os fiéis que não conseguirem levar ramos de palmeiras ou oliveiras têm permissão para levar os ramos das plantas que conseguirem, e, ao final da missa, podem levar os ramos abençoados consigo, mas são orientados a transformá-los em cinzas antes da Quarta-Feira de Cinzas.

Qual é a data do Domingo de Ramos?

Tradicionalmente o Domingo de Ramos se inicia sete dias antes da Páscoa. Isso porque, como citado, o Domingo é o dia que inicia a Semana Santa, os dias que antecedem a celebração da Páscoa e marcam os últimos dias da vida de Jesus. Sendo assim, a definição da data do Domingo de Ramos depende da definição da data da Páscoa.

A data da Páscoa é definida por um critério estabelecido pela Igreja Católica no século IV. Segundo esse critério, a data da Páscoa acontece no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia que ocorre após do equinócio da primavera, para o Hemisfério Norte, e equinócio do outono, para o Hemisfério Sul.

Importância do Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos é uma celebração importante para os cristãos, uma vez que é um momento para reforçar sua fé e demonstrar sua devoção a Jesus Cristo. Esse dia também inaugura a Semana Santa, o período mais sagrado do ano no calendário litúrgico do cristianismo. Por fim, os fiéis celebram o retorno triunfal de Jesus a Jerusalém e o cumprimento de uma promessa divina.

Domingo de Ramos 2024

O Domingo de Ramos no ano de 2024 será em 24 de março. Isso porque a Páscoa será celebrada em 31 de março, e, como vimos no texto, o Domingo acontece sete dias antes da Páscoa.

Fontes

MOON, Kat. What to Know About the Origins and Meanings of the Major Holy Week Rituals. Disponível em: https://time.com/5567157/holy-week-history/

REDAÇÃO. Qual o significado do Domingo de Ramos? Disponível em: https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/a12-qual-o-significado-do-domingo-de-ramos

REDAÇÃO. Semana Santa: o significado de cada dia da celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Disponível: https://www.cnbb.org.br/261402-2/

VITTO, Rafael. Como é a celebração do Domingo de Ramos? Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/quaresma/como-e-a-celebracao-do-domingo-de-ramos/ 

Por: Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Conto O Espelho
Variância e desvio padrão
Entalpia (ou calor) de neutralização
John Rawls e a Teoria da Justiça
Todas as vídeo aulas

Versão completa