Durante cinco horas, participantes deverão responder 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Por: Silvia TancrediOs inscritos no Enem 2021 realizam as provas do segundo dia no próximo domingo, 28 de novembro. Assim como no primeiro dia, o exame educacional começa às 13h30, mas encerrará meia hora mais cedo, às 18h30.
As provas serão aplicadas nos mesmos endereços do primeiro dia. A recomendação é chegar mais cedo para evitar aglomerações. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Novamente, os estudantes devem seguir as orientações de prevenção à Covid-19 no Enem 2021.
Os participantes devem levar documento oficial com foto, caneta esferográfica transparente com tinta preta, máscara de proteção facial e algum alimento e água.
Provas
As provas do segundo dia do Enem 2021 serão formadas por 45 questões objetivas de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza, que abrange as disciplinas de Biologia, Química e Física.
Relembre os principais temas:
Assuntos de Matemática que mais caem no Enem
Veja o que é mais cobrado de Biologia no Enem
Confira os temas de Física para o Enem
Leia os principais assuntos de Química para o Enem
Correção comentada
Assim como no primeiro dia, o Prepara Enem fará a correção comentada do 2º dia de provas do Enem 2021 de forma gratuita e em tempo real. As respostas serão publicadas após o fim da aplicação do exame educacional.
A correção comentada, que ocorrerá em parceria com o Poliedro Educação, será divulgada nesta página e nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.
1ª dia do Enem 2021
As provas do primeiro dia do Enem contaram com uma redação e 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas.
O tema da redação do Enem 2021 foi: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Estudantes e professores comentaram que o assunto foi surpreendente.
Confira a correção comentada do 1º dia do Enem 2021
As demais provas foram consideradas mais clássicas. Especialistas elogiaram o Enem por ter abordado temas sociais e ligados a minorias. Houve perguntas sobre escravidão, povos indígenas e refugiados.
Outro destaque do primeiro dia de provas do Enem foi a referência a músicos e cantores nacionais em diversas questões. Foram citados Gonzaguinha, Chico Buarque, Nelson Sargento e Abel ferreira. A pergunta sobre a canção de Zé Ramalho, relembrando a peleja do diabo com o dono do céu, também ganhou os holofotes.
O ministro do Ministério da Educação (MEC), Milton Ribeiro, informou que dos mais de 3 milhões de inscritos no Enem, 26% faltaram às provas. O número de ausentes foi considerado abaixo por ser uma pandemia.
Resultado
Os gabaritos das provas do Enem 2021 devem sair no dia 1º de dezembro. Já a data do resultado ainda não foi divulgada.
Com as notas do Enem em mãos, os participantes podem concorrer a vagas no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni), e financiar os estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Mais informações nos editais, pelo site do Inep e pelo 0800 616161.