Programa Universidade Para Todos oferece 273.001 em 19.584 cursos de graduação de todo o Brasil
Por: Silvia TancrediO Ministério da Educação (MEC) começou a receber hoje (22) inscrições para a primeira edição de 2022 do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Os interessados podem se cadastrar até a próxima sexta-feira, 25 de fevereiro.
No momento da inscrição, é necessário informar os dados familiares para registro da renda e selecionar até duas opções de instituição, turno, curso, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
Podem fazer o cadastro candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou na rede particular como bolsistas. Pode participar ainda quem fez parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio particular como bolsista integral.
Também podem se inscrever no ProUni 2022/1 pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica.
Tire suas dúvidas sobre o ProUni
Enem
Para se inscrever no ProUni, é necessário ter feito o Enem 2021 ou Enem 2020, uma vez que os concorrentes serão selecionados por essas notas. Mas, é necessário ter desempenho acima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.
Conforme o MEC, o sistema de inscrição do ProUni 2022/1 considerará, automaticamente, a edição na qual o estudante atingiu a nota mais alta.
Leia também: Resultado do SiSU 2022/1 é divulgado
Bolsas de estudo
O ProUni 2022/1 oferece 273.001 bolsas de estudos em 19.584 opções de cursos de graduação. As carreiras são ministradas em 1.085 instituições privadas de ensino superior, em todos os estados e no Distrito Federal.
Podem concorrer a bolsas integrais candidatos com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Nesta edição, são oferecidas 181.036 bolsas integrais.
Estudantes com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos podem disputar bolsas parciais, que correspondem a metade do valor do curso. O ProUni 2022/1 oferta 91.965 bolsas parciais.
Os cinco estados com os maiores números de bolsas ofertadas são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.
Resultado
O MEC vai liberar o resultado do ProUni 2022/1 no dia 2 de março. A previsão é que a segunda chamada seja divulgada no dia 21 de março.
Para mais informações, acesse este Edital ou o site do ProUni.