Respostas serão divulgadas após término das provas. Primeiro dia acaba às 19h e segundo, às 18h30.
Por: Silvia TancrediO Prepara Enem realizará, em parceria com o Poliedro Educação, a correção comentada dos dois dias de aplicação do Enem 2021. Os gabaritos e os comentários das provas serão liberados nesta página.
O Enem ocorrerá ainda neste mês em dois domingos consecutivos. No primeiro e no segundo dia, a correção começará após o fim da aplicação das provas, ao vivo e de forma gratuita.
Assim que a correção começar, vamos avisar na home do Prepara Enem e nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.
Confira abaixo as datas e quais serão as provas impressas e digitais do Enem 2021:
Domingo, 21 de novembro
=>Horário: das 13h30 às 19h
=>Provas: Redação + 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira) + 45 questões objetivas de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia)
Domingo, 28 de novembro
=>Horário: das 13h30 às 18h30
=>Provas: 45 questões objetivas de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) + 45 questões de Matemática
Acesse seu local de prova do Enem 2021
Importância da correção comentada
Fernando Santo, gerente de inteligência educacional e avaliações do Poliedro Educação, explica que conferir a correção comentada tem vários pontos positivos, sendo que o principal é tranquilizar os estudantes que estão com pico de estresse depois de ter participado de um exame.
“Depois de cinco horas de provas, o inscrito no Enem 2021 vai querer ter ideia de como se saiu nas provas e as respostas, mas também quais conexões poderia ter usado para resolver as questões e se o que caiu tinha sido contemplado em sala de aula mesmo”, analisa Fernando Santo, gerente do Poliedro.
Outra vantagem da correção comentada, de acordo com o gerente, é o caráter revisional, uma vez que a maioria dos alunos está participando de outras seleções e o Enem acaba sendo mais uma delas.
“Ao ver a correção comentada, o estudante que, por exemplo, tentou fazer uma questão e não conseguiu, pode conferir o que podia ter feito, qual gancho usar. Enfim, é um aprendizado constante”, ressalta.
Geralmente, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem, solta dos gabaritos oficiais três dias depois das provas. Fernando Santo relembra que não é raro que, depois, o Inep anule ou altere alguma questão.
“A anulação ou mudança do gabarito muitas vez é motivada pela correção comentada de colégios e cursinhos, os quais verificam nesse momento se houve questões com dupla interpretação, com margem de erro ou que podem estar equivocadas”, comenta o gerente.
Revise no Prepara Enem
Faltam poucos dias para o Enem 2021, mas ainda dá tempo de revisar alguns conteúdos que podem cair nas provas. Você pode ler temas importantes de todas as disciplinas, como Biologia e Matemática, por exemplo.
Outra opção é ver as provas e os gabaritos das edições anteriores do Enem e, com isso, detectar o que costuma cair. Leia também como mandar bem na redação do Enem.
Confira também: o que levar e não levar para o Enem