MEC abre inscrições do SiSU 2022/1

Seleção preencherá 222 mil vagas. Prazo acaba às 23h59 de sexta-feira, 18 de fevereiro.

Por: Lorraine Vilela
15/02/2022 10h38 , atualizado em 15/02/2022 11h24
Participação no SiSU 2022/1 é exclusiva para quem fez o Enem 2021

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira, 15 de fevereiro, as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022/1. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até sexta-feira (18), às 23h59. 

Faça sua inscrição no SiSU

A oferta do SiSU 2022/1 é de 222 mil vagas em 6.146 cursos superiores. As graduações são oferecidas por 125 públicas (universidades federais e estaduais, institutos federais e centros de formação).

A participação no SiSU 2022/1 é exclusiva para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e tirou acima de zero na redação. 

Datas do SiSU 2022/1

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado: 22 de fevereiro
  • Matrículas: 23 de fevereiro a 8 de março
  • Inscrições na lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
  • Liberação da lista de espera: 10 de março

SiSU 2022/1

O candidato pode fazer a inscrição em até duas opções de curso/turno/instituição no SiSU 2022/1, levando em consideração a ordem de preferência. É necessário escolher a modalidade de concorrência (sistema universal, cotas no SiSU ou ações afirmativas). 

  • Ampla concorrência: A ampla concorrência é voltada para a população em geral, independente do local de estudo ou renda.

  • Lei de Cotas: Reserva mínima 50% das vagas de instituições federais para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro da reserva, existem oportunidades exclusivas para pretos, pardos e indígenas; alunos de baixa renda e pessoas com deficiência. As demais instituições podem optar pelas cotas, mas não é obrigatório.

  • Ações afirmativas: Tipo de cota facultativa, modalidade de vagas que fica a critério das instituições. Entram nelas, por exemplo, oportunidades regionais, para reforma agrária, para pessoas com deficiência independente da trajetória escolar, quilombolas, ciganos e transgêneros. 

As opções escolhidas pelo candidato podem ser alteradas até o fim do período de inscrições, quantas vezes o participante desejar. 

Balanços diários

Os candidatos podem conferir diariamente, a partir do fim do primeiro dia de inscrições, o balanço parcial do SiSU. Os dados divulgados pelo MEC mostram qual posição em que o participante está na disputa pelas vagas em que se inscreveu e quais as notas de corte.

Resultado, matrículas e lista de espera

O SiSU terá seu resultado publicado em 22 de fevereiro. Se houver aprovação em pelo menos uma das opções de curso, o candidato deve fazer sua matrícula na instituição de ensino para não perder a vaga, de 23 de fevereiro a 8 de março. 

Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso poderá manifestar interesse pela lista de espera do SiSU. A manifestação será entre os dias 22 de fevereiro a 8 de março, no mesmo site em que a inscrição foi feita. As chamadas posteriores serão de responsabilidade das instituições de ensino. 

Mais informações pelo site do SiSU, no edital ou tire aqui suas dúvidas sobre o SiSU.

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Segunda Guerra Sino-Japonesa
Reino Protista
Movimento circular uniformemente variado
O que é criticismo?
Todas as vídeo aulas

Versão completa