São disponibilizadas 67 mil vagas de financiamentos estudantis para o primeiro semestre.
Por: Tiago VechiAs inscrições do Fies 2025 estão abertas. O prazo iniciou hoje (4) e vai até 7 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e é preciso ter realizado alguma edição do Enem a partir de 2010.
São mais de 67 mil vagas, sendo que 50% das oportunidades são destinadas a candidatos registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O resultado será publicado no dia 18 de fevereiro.
Quem pode se inscrever no Fies 2025?
Podem se inscrever no Fies 2025, candidatos que atendam às condições listadas abaixo:
-
Ter renda familiar mensal, por pessoa, de um até três salários mínimos;
-
Ter feito qualquer edição do Enem desde 2010;
-
Não ter zerado a redação do Enem;
-
Não ter participado do Enem na condição de treineiro;
-
Ter tirado média geral do Enem de, pelo menos, 450 pontos.
Não poderão participar do Fies Social aqueles candidatos que tiverem sido pré-selecionados na edição anterior do programa ou que estejam sendo beneficiados pela iniciativa.
Estudantes bolsistas parciais (50%) do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem se inscrever no Fies Social para financiar o restante das mensalidades do curso.
Como funciona o Fies?
O Fies é um programa do governo federal que disponibiliza financiamento para pagar as mensalidades de cursos superiores de instituições particulares de ensino.
Os candidatos são selecionados conforme as notas do Enem. É aceito qualquer desempenho desde 2010, desde que a nota seja igual ou superior à 450 pontos (média geral) e que a redação tenha tido nota acima de zero.
Todo o processo de seleção é feito de forma on-line, sem o pagamento de taxas. O contrato de financiamento é feito por um agente financeiro, a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil. Os estudantes precisam comprovar informações para efetivar a contratação do financiamento, caso sejam aprovados.