Candidatos fizeram as provas do Enem 2024 nos dias 3 e 10 de novembro
Por: Lucas AfonsoO gabarito oficial do Enem 2024 foi divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Edição deste ano ocorreu nos últimos dias 3 e 10. No link abaixo, os estudantes poderão acessar além dos gabaritos, os diferentes tipos de cadernos de prova:
Veja aqui o gabarito do Enem 2024!
A divulgação do gabarito estava prevista para ser feita no dia 20 de novembro, mas Camilo Santana, ministro da Educação anunciou em coletiva de imprensa do domingo (10) que anteciparia a liberação do documento.
Lembrando que o modelo de correção do Enem é baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI). O número de acertos na prova não define de forma exata qual será a nota do candidato, uma vez que o sistema leva em consideração quais as questões foram acertadas e não o número de acertos. Questões mais fáceis tendem a valer mais do que as mais difíceis no TRI.
Resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano sairá no dia 13 de janeiro de 2025. Nesta data, serão liberados o boletim de desempenho de cada participante com as notas das provas objetivas e da redação que neste ano abordou herança africana como tema.
Saiba mais: Como calcular a nota do Enem
Quando sai o resultado do Enem 2024?
O resultado do Enem 2024 sairá na página do participante no dia 13 de janeiro de 2025.
Os candidatos terão acesso às notas das quatro provas objetivas: Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática, além da nota da redação.
O espelho da redação e a vista pedagógica (detalhamento da correção do texto) costumam ser disponibilizados em março.
Como usar a nota do Enem 2024?
A nota do Enem 2024 pode ser utilizada em diferentes processos seletivos, seja aqueles realizados pelo governo federal, como também os das próprias instituições de ensino superior.
É possível começar um curso de graduação com a nota do Enem no ensino público ou particular.
O Ministério da Educação (MEC) realiza três seleções que aproveitam a nota do Enem:
-
Sistema de Seleção Unificada (SiSU): vagas em universidades públicas.
-
Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em faculdades privadas.
-
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamento de mensalidades de cursos superiores particulares.
As inscrições para estas seleções são gratuitas e realizadas pela internet uma ou duas vezes no ano. Os candidatos fazem o cadastro e acompanham o processo pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Fique por dentro de dicas sobre o Enem nesta página.