Mais de 2,7 milhões de estudantes fizeram exame educacional em novembro do ano passado
Por: Silvia TancrediO Inep informou na tarde de hoje, 19 de março, que o espelho da redação e as notas dos treineiros do Enem 2023 já podem ser consultadas. Veja:
Confira espelho da redação e notas dos treineiros do Enem 2023
Mais de 2,7 milhões de inscritos fizeram as provas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. O resultado do Enem 2023 saiu no dia 16 de janeiro. Somente tiveram acesso às notas nesse dia candidatos que já concluíram o ensino médio.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a vista pedagógica da redação, o participante terá a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das competências aferidas pelos avaliadores da prova de redação.
"O processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame, de forma que os textos podem passar por até quatro avaliações para o cálculo da nota final", afirma o Inep.
O Inep destacou que, entre os 3,9 milhões de inscritos do Enem 2023, mais de 637 mil se enquadravam como treineiros. Desses, aproximadamente 620 mil eram estudantes do 1º ou 2º ano. Cerca de 17 mil não cursavam ou não concluíram o ensino médio.
Enem 2023
O primeiro dia do Enem 2023 contou com 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Além disso, os inscritos também produziram uma redação com o tema: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
No segundo dia do Enem 2023, os estudantes responderam 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. No geral, professores disseram que a prova foi mais fácil que a dos anos anteriores e participantes consideraram a prova mais fácil do que a do primeiro dia.
Para mais informações, acesse o Edital do Enem.