Inep abriu novo prazo de inscrições para quem esses estudantes possam participar de programas como o SiSU e ProUni
Por: Silvia TancrediEstudantes que se inscreveram no Enem 2020 e ganharam isenção de taxa de inscrição, mas não compareceram às provas podem fazer o cadastro no Enem 2021 de hoje (14) até o dia 26 de setembro.
Inscreva-se Enem 2021 - ausentes isentos de taxa Enem 2020
O prazo de inscrições foi divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e oficializado neste Edital Específico, publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU).
O Inep reforça quem quem fizer a inscrição neste ano terá a isenção de taxa garantida. Ainda segundo o órgão, os isentos ausentes no Enem 2020 também poderão solicitar, até 27 de setembro, atendimento especializado e tratamento pelo nome social.
Saiba mais sobre o atendimento especializado no Enem
Provas
Os estudantes que fizerem a inscrição farão provas em 9 e 16 de janeiro de 2022. Nesse dia, os adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) também farão os testes.
O Inep destacou que o cronograma de aplicação do Enem 2021 para os isentos ausentes na edição 2020 foi planejado de forma a garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame educacional para ingressar nestes programas do Ministério da Educação (MEC) para acesso à educação superior:
- Sistema de Seleção Unificada (SiSU)
- Programa Universidade para Todos (ProUni)
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
Enem 2021
O Inep reforça que os primeiros inscritos no Enem 2021 continuarão a fazer provas nos dias 21 e 28 de novembro. A expectativa é que mais de R$ 3,1 milhões participem das provas impressas e digitais.