Pontuação pode ser vista na Página do Participante. Treineiros poderão acessar notas somente em maio.
Por: Lorraine VilelaO resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já está disponível para consulta. As notas podem ser conferidas na Página do Participante.
Confira o resultado do Enem 2020
As notas divulgadas são referentes aos participantes que já concluíram o ensino médio. Os estudantes das demais séries, conhecidos como treineiros, terão acesso ao resultado apenas em maio.
De acordo com o Inep, somente 28 participantes tiraram nota mil na redação do Enem 2020. Enquanto isso, quase 90 mil zeraram a prova.
Como faço para consultar o resultado?
1- Acesse a Página do Participante. No site, a personagem Nanda apresentará para você a opção "Entrar com gov.br". Clique no ícone para ser redirecionado para o login único do Governo Federal.
2- Na página gov.br, informe seu CPF e clique em "avançar".
3- Na página seguinte, preencha o campo de sua senha de acesso. Feito isso, você será redirecionado (a) para a Página do Participante para que possa conferir o resultado do Enem 2020!
Esqueci minha senha, o que faço?
A recuperação de senha é feita também pelo gov.br. Confira o passo a passo abaixo:
1- Quando você tiver informado o CPF em gov.br e clicado em avançar, haverá o campo de colocar a senha. Então, clique em "Esqueci minha senha".
2 - A página de recuperação de senha será aberta, local em que você deverá marcar a opção "Não sou um robô" e clicar em avançar.
3 - Em seguida, o site dará algumas opções para que uma nova senha seja gerada:
- Validação facial no aplicativo Meu gov.br: para usuários que tenham título de eleitor ou CNH
- Bancos credenciados: autenticação de seu banco
- E-mail: envio de código de acesso para o e-mail cadastrado
- Celular: envio de código de acesso para o seu celular cadastrado
- Internet Banking: um passo-a-passo de recuperação próprio pelo internet banking.
Onde usar a nota do Enem?
O Enem se tornou forma de ingresso na maior parte das instituições de ensino superior. Suas notas são utilizadas em vestibulares, plataformas de seleção, programas de bolsas de estudos e financiamentos estudantis. Confira!
SiSU
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1 utilizará o Enem 2020 como forma de ingresso para mais de 209 mil vagas em instituições de ensino superior públicas.
Veja também: Como calcular a média do Enem
As inscrições do SiSU 2021/1 serão realizadas de 6 a 9 de abril, já o resultado sairá no dia 13 seguinte. O Sistema de Seleção Unificada também terá uma edição no segundo semestre, outra oportunidade para o estudante utilizar a nota do Enem 2020.
ProUni
O Programa Universidade Para Todos (ProUni) utiliza o Enem para conceder bolsas de estudos de 100% e 50% em cursos de graduação. É necessário ter média de 450 pontos e não ter zerado a redação, além de atender a critérios de renda e escolaridade.
O ProUni do primeiro semestre já foi realizada, mas a edição do segundo semestre abrirá inscrições logo após o SiSU, em abril, e aceitará notas do Enem 2020.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa seleciona estudantes pelo Enem para conceder financiamentos em cursos superiores. Os candidatos podem utilizar as notas do exame a partir de 2010, sendo necessário média de 450 pontos e pontuação acima de zero na redação, além de atender a critérios de renda.
A edição do primeiro semestre foi realizada no início deste ano, mas os participantes poderão se inscrever com o Enem 2020 na segunda edição do Fies 2021 logo após o ProUni.
Vestibulares
Diversas instituições de ensino adotam o Enem em substituição ao vestibular. Há, ainda, quem junte as provas de seus processos seletivos com o exame, como é o caso do Vestibular Misto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A persistência da pandemia de Covid-19 dificulta a aplicação de provas presenciais e, com isso, muitas instituições estão aderindo (mesmo que temporariamente) ao Enem como seleção.
Estudar em Portugal
Mais de 50 instituições de ensino de Portugal aceitam o Enem como forma de ingresso para brasileiros. O acordo com o Inep não foi feito para bolsas de estudos, ou seja, os custos são todos pagos pelos estudantes.
Como foi o Enem 2020
O Enem 2020 foi realizado após adiamento causado pela pandemia de Covid-19. Apesar da enquete realizada com estudantes ter como resultado o mês de maio como data desejada, as provas impressas foram marcadas para 17 e 24 de janeiro e o Enem Digital foi realizado em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Independente do modelo do exame, o Enem continuou com o mesmo formato:
- 1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 de Ciências Humanas + Redação
- 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 de Matemática
Veja as provas e gabaritos do Enem
O Enem 2020 teve a maior abstenção da história do exame. Dos mais de 5,5 milhões inscritos para as provas impressas, quase 2,9 milhões faltaram ao primeiro e 3 milhões no segundo.
O Enem Digital também estreou com abstenção alta. O exame registrou abstenção de 71,3% dos mais de 93 mil participantes.
A reaplicação do Enem foi realizada em 23 e 24 de fevereiro. Participaram das provas todos os inscritos no Amazonas, já que não tiveram a aplicação regular por causa das medidas de restrição da pandemia, assim como os alunos de Espigão D"Oeste e Rolim de Moura, em Rondônia; demais participantes que foram impedidos de fazer o exame por problemas logísticos e pessoas que tiveram Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas.