A racionalização de denominadores é utilizada para a resolução de frações que apresentam raízes em seu denominador.
Sabendo que o resultado de uma raiz não exata é um número irracional, você conseguiria responder rapidamente qual é o resultado aproximado de
Sempre que nos depararmos com uma fração cujo denominador é um radical, é necessário realizar um processo chamado de racionalização de denominadores. Essa racionalização consiste em transformar a fração em outra equivalente que não possua raiz no denominador.
Para isso, considere a fração utilizada no exemplo inicial:
O resultado encontrado é bem melhor do que 0,5773502691..., não é mesmo? Vejamos outros exemplos da racionalização de frações cujo denominador apresenta uma raiz quadrada:
Observe que não há nenhum problema se a raiz quadrada estiver no numerador da fração, e isso vale para raízes de quaisquer índices.
E se a fração apresentar uma raiz com índice maior do que 2 no denominador? Vamos ver se é suficiente multiplicar a fração por ela mesma como fizemos anteriormente:
Apenas esse procedimento não é suficiente para cancelar o radical. Quando a raiz possuir um índice n maior do que 2, ela deve ser multiplicada por uma raiz cujo radicando possua expoente n – 1. Vejamos alguns exemplos:
Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto: