Planificação de sólidos geométricos

A planificação de sólidos geométricos é utilizada para o cálculo de área total e para a confecção desses sólidos. Conhecemos como planificação de um sólido geométrico a representação da sua superfície no plano. Todos os sólidos possuem planificação, logo, vamos conhecer aqui a planificação:

Existem várias maneiras de representar a planificação de um mesmo sólido geométrico, logo, é interessante relacionar a planificação com o sólido, analisando qual sólido é formado quando dobramos as arestas da planificação. Essa planificação serve, por exemplo, para montarmos esses sólidos usando qualquer material que desejarmos.

Leia também: Quais são as principais diferenças entre as figuras planas e espaciais?

Planificação de prismas

Os prismas são poliedros que têm duas faces iguais conhecidas como bases, e as demais faces são sempre quadriláteros que ligam uma base na outra. Essas bases podem ser triangulares, quadradas, pentagonais, hexagonais, octogonais, entre outros. Elas podem ter formato de qualquer polígono, e o prisma é nomeado de acordo com o formato delas. Veja a planificação de um prisma de base hexagonal:

Planificação do prisma de base hexagonal.

Planificação de paralelepípedos

Quando o prisma possui bases formadas por paralelogramos, ele é conhecido como paralelepípedo. O mais comum é o paralelepípedo retângulo, ou seja, que possui as faces retangulares. Essa forma pode ser encontrada em caixas de sapato ou até mesmo em edifícios, entre outros.

Planificação do paralelepípedo

Veja também: Dimensões do espaço: comprimento, largura e profundidade

Planificação de cubos

Outra forma bastante comum é o cubo, conhecido também como hexaedro. Ele possui exatamente seis faces, e todas elas têm formato de um quadrado. Um dado, por exemplo, possui o formato de um cubo.

Planificação do cubo

Planificação de pirâmides

As pirâmides, assim como os prismas, podem ter base formada por qualquer polígono, existindo pirâmide de base triangular, de base quadrada, de base pentagonal e de base hexagonal. O que nomeia a pirâmide é a sua base. Devido ao formato da pirâmide, as suas faces laterais sempre serão triângulos, e a quantidade de triângulos está ligada à quantidade de lados da base, por exemplo, uma pirâmide de base quadrada terá quatro triângulos como faces laterais.

Pirâmide de base quadrada.

Planificação de cilindros

O cilindro é um corpo redondo conhecido também como sólido de revolução. Ele recebe essa classificação por possuir duas bases em formato de círculo, fazendo com que a sua face lateral seja arredondada quando o sólido está em seu formato tridimensional. Quando planificamos o cilindro, a face lateral se transforma em um retângulo.

Planificação do cilindro.

Planificação de cones

O cone é outro corpo redondo e possui uma base circular e um vértice. Ao ser planificado, é possível encontrar um círculo, que representa sua base, e sua área lateral possui formato de um arco. Podemos perceber a presença de cones para sinalizações de trânsito ou o seu formato em chapéus de aniversário.

Planificação do cone.

Acesse também: Circunferência e círculo: definições e diferenças básicas

 

Exercícios resolvidos

 

Questão 1 – (Prefeitura – RJ) A figura abaixo, formada por 6 retângulos congruentes e 2 hexágonos congruentes, representa a planificação de um sólido geométrico.

Esse sólido é classificado como um(a):

A) prisma hexagonal
B) prisma octogonal
C) pirâmide hexagonal
D) pirâmide octogonal

Resolução

Alternativa A. Note que há seis faces retangulares e duas faces hexagonais. Devido às faces hexagonais, esse sólido é um prisma de base hexagonal, conhecido também como prisma hexagonal.

Questão 2 – (Enem) Maria quer inovar sua loja de embalagens e decidiu vender caixas com diferentes formatos. Nas imagens apresentadas, está a planificação dessas caixas.

Quais serão os sólidos geométricos que Maria obterá a partir de cada planificação?

A) Cilindro, primas de base pentagonal e pirâmide.
B) Cone, prisma de base pentagonal e pirâmide.
C) Cone, tronco de pirâmide e pirâmide.
D) Cilindro, tronco de pirâmide e prisma.
E) Cilindro, prisma e tronco de cone.

Resolução

Alternativa A. A primeira planificação é um cilindro, pois note que ela possui duas faces circulares e a face lateral é um único retângulo.

A segunda planificação é um prisma, note que ele possui base pentagonal, pois tem duas faces pentagonais e cinco faces retangulares.

A terceira é uma pirâmide de base triangular, perceba que ela possui uma base triangular ao meio e outras três faces triangulares que formam as laterais.

Então as planificações são, respectivamente, um cilindro, um prisma de base pentagonal e uma pirâmide.

Por: Raul Rodrigues de Oliveira

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

A metamorfose | Análise literária
História de Goiás: transferência da capital e construção de Goiânia
Anexos embrionários
Espelhos esféricos: côncavos
Todas as vídeo aulas

Versão completa