Se existe uma disciplina que tira o sono de grande parte dos estudantes é a Matemática.
Com diversas matérias e aplicações práticas de seus conteúdos, como geometria, álgebra e probabilidade, aprender Matemática está presente em todo o processo de ensino dos alunos no Brasil e no mundo.
Com diferentes níveis de complexidade, os conteúdos de Matemática passam sempre por operações básicas, como soma, subtração, multiplicação e divisão.
Quando o professor de Matemática chama atenção para esses pilares básicos da disciplina, muitos alunos não dão atenção. Por isso, apresentam dificuldades futuras na matéria.
Em tempos de provas extensas, como a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sai na frente aquele estudante que consegue otimizar o seu tempo de raciocínio.
Nesse sentido, muitos professores estão estimulando cada vez mais os seus alunos a se adaptarem aos cálculos de cabeça para as provas de matemática. E o mesmo conhecimento também pode ser usado nas disciplinas de Física e Química, que têm os números e operações como ferramentas para o seu desenvolvimento.
Seja por meio de um professor particular de Matemática, reforço escolar ou mesmo de forma on-line, cresce cada vez mais o número de estudantes que procuram aprender a melhor forma de fazer contas de cabeça e, assim, sair na frente na hora de uma avaliação.
Pensando nisso, separamos algumas dicas e motivos que podem te ajudar a começar os seus estudos nessa área de maneira eficiente.
Benefícios do cálculo mental
Com certeza os benefícios do estudo e aplicação do cálculo de cabeça são enormes. Além de otimizar o tempo daqueles que sabem fazer as contas mentalmente, a prática dessas operações estimula o raciocínio dos estudantes e também ajuda em ações do dia a dia, como troco e operações bancárias.
O cálculo mental permite que você obtenha resultados rápidos nas mais diversas ações do seu dia a dia, não sendo utilizado somente para provas.
Como algumas escolas não necessariamente estimulam os alunos a estudarem as contas de cabeça durante a aula de Matemática, a busca extraclasse por professores que ensinem esse conteúdo vem crescendo.
A própria popularização da internet vem facilitando esse ensino. Com mais de 10 milhões de professores cadastrados, é possível agendar suas aulas particulares com o Superprof, buscando o docente com a melhor didática para o ensino das contas de cabeça ou tirar dúvidas on-line com professores especializados.
Como começar?
O aprendizado de contas mentais passa muito mais pela prática constante do que pela fadiga desnecessária de horas seguidas de estudo.
Para começar, é necessário, em primeiro lugar, prestar atenção na sua aula de Matemática e absorver o máximo de conhecimentos possível.
Não adianta negligenciar os estudos durante o seu tempo em sala de aula e achar que vai resolver tudo em casa. É na aula que você adquire os conhecimentos básicos para desenvolvê-los posteriormente, como nas contas mentais.
A prática diária de 15 a 20 minutos de contas de cabeça é tempo suficiente para que você comece a pegar o jeito. Comece com operações simples e, conforme ganhar confiança, pegue exercícios mais complexos para fazer.
No começo, a calculadora pode ser uma boa aliada para a conferência dos resultados. Com o passar do tempo e o ganho de conhecimentos, você mesmo vai ver que ela é dispensável.
Uma boa dica para os iniciantes nessa área é o estudo de operações que, com frequência, confundem a mente dos estudantes, como potências, produtos notáveis, ordem de fatoração e de grandezas.
Nessa caminhada existem alguns macetes que também ajudam no processo de aprendizado. Por exemplo, descobrimos se um número grande é divisível por 3 se a soma de seus algarismos for um múltiplo de 3. Eu sei que 156 é divisível por 3 porque 1+5+6=12, que é múltiplo de 3.
Assim como esse truque, existem diversos outros que podem te ajudar. O seu professor é a pessoa mais capacitada para ajudar nesse processo de encontrar o melhor caminho de estudo para você, já que existem diferentes formas de se fazer para atingir o mesmo resultado.
Em tempos de velocidade e otimização de tarefas, as contas mentais são um excelente exemplo de que o estudo pode estar aliado à praticidade e desenvolvimento do raciocínio, por isso, invista parte do seu dia para treinar.