Matemática

Matemática é a ciência dos números, da contagem, das formas geométricas, dos padrões, das medidas, do raciocínio lógico, das probabilidades e de outras estruturas.

A Matemática possui diferentes objetos de estudo.

Matemática é uma ciência que busca compreender, estruturar e relacionar diferentes conceitos de maneira sistemática. Para isso, ela utiliza símbolos e nomenclaturas específicos no estudo dos números, operações, expressões, grandezas, variações, espaços, entre outros tópicos.

Entre as áreas de estudo da Matemática, podemos citar a aritmética, a álgebra, a geometria e a estatística. Esses campos se relacionam de diversas maneiras, tanto no âmbito da própria Matemática quanto em suas aplicações nas diferentes ciências.

Leia também: Como estudar Matemática para o Enem

Resumo sobre Matemática

  • Matemática é a área do conhecimento que estuda conceitos, relações e representações sobre números, expressões, conjuntos, figuras, formas, medidas, gráficos e outras estruturas.
  • Suas principais áreas de estudo são a aritmética, a álgebra, a geometria e a estatística, mas existem outras divisões.
  • Suas concepções, técnicas e ferramentas são utilizadas nas disciplinas escolares de diferentes formas.
  • O conhecimento matemático é construtivo, desenvolvido durante milênios e se mantém em constante aperfeiçoamento.

O que é Matemática?

Não há definição única sobre o que é Matemática, mas podemos compreendê-la como a ciência que desenvolve saberes relacionados a quantidades, medidas, formas, regularidades, variações, tratamento de dados, entre outros. Assim, a Matemática trabalha com a elaboração, o aperfeiçoamento e a aplicação de diferentes conceitos e técnicas, pertinentes tanto para a própria Matemática (na forma de exercício do pensamento lógico) como para outras áreas do conhecimento na interpretação de contextos e solução de problemas.

O que se estuda na Matemática?

Alguns dos objetos de estudo da Matemática são:

Áreas de estudo da Matemática

Existem diferentes maneiras de dividir as áreas de estudo da Matemática. Uma das mais gerais considera quatro campos: aritmética, álgebra, geometria e estatística.

  • A aritmética estuda os números e as operações básicas, como a adição, subtração, multiplicação e divisão.
  • A álgebra estuda os objetos algébricos (como incógnitas e variáveis) e as expressões algébricas (como equações e funções). Essas estruturas estão associadas à ideia de generalizar conceitos e procedimentos matemáticos.
  • A geometria estuda as formas que compõem o mundo.
  • A estatística estuda a informação: como recolher, simbolizar e dar sentido a um conjunto de dados.

Leia também: 6 de maio — Dia Nacional da Matemática

A relação da Matemática com as outras matérias

É possível relacionar a Matemática com outras áreas do conhecimento de diferentes formas. Vejamos alguns exemplos.

  • Matemática e Ciências da Natureza: muitos fenômenos físicos, químicos e biológicos são descritos por funções. A aplicação de técnicas e ferramentas matemáticas é fundamental na compreensão (e possível previsão) desses fenômenos.
  • Matemática e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: pesquisas sociais, registros históricos e estudos cartográficos estão associados, respectivamente, a conhecimentos de estatística, de representações numéricas e do uso de escalas, por exemplo.
  • Matemática e Língua Portuguesa: os conhecimentos de leitura e interpretação de texto trabalhados em Língua Portuguesa são fundamentais para a compreensão dos termos, das nomenclaturas, dos símbolos e dos contextos matemáticos.

História da Matemática

A Matemática se desenvolveu ao longo dos séculos de acordo com as necessidades da humanidade. Os números foram criados, com base em representações primitivas, na Pré-História. A partir daí, os conceitos e as técnicas matemáticas surgiram aos poucos, em diferentes povos e culturas, com o objetivo de indicar quantidades, medidas, realizar operações, desenvolver objetos artísticos e arquitetônicos, entre outros.

  • Matemática no Brasil

Vamos conhecer alguns marcos da história do Brasil em relação à pesquisa matemática.

    • Os povos nativos utilizavam diferentes maneiras de contar e de representar quantidades. As peças de artesanato eram confeccionadas e decoradas em formatos geométricos diversos.
    • Durante o Período Colonial, os jesuítas difundiram os conhecimentos matemáticos portugueses.
    • O primeiro curso superior de Matemática foi estabelecido após a chegada da Corte portuguesa ao Brasil.
    • A partir de 1930, com a regulamentação do Ensino Superior e a criação de instituições como a USP, o IMPA, o CNPq e o ITA, houve um grande impulso para a pesquisa matemática nacional.
    • Hoje, os pesquisadores e trabalhos científicos de Matemática no Brasil possuem reconhecimento internacional.
Por: Maria Luiza Alves Rizzo

Assista as nossas videoaulas:

Seções de Matemática

Artigos de Matemática

Últimas Aulas

Média Geométrica
Eras geológicas
Números quânticos
Como tirar mais de 800 na prova de Matemática do Enem?
Todas as vídeo aulas

Versão completa