SPAM
Spam, derivação de “spiced ham” (presunto condimentado), é toda mensagem eletrônica transmitida de forma massificada e não-autorizada. É quase impossível que uma pessoa que navega na internet a um bom tempo não tenha se deparado com esse tipo de mensagem em sua caixa-postal. O spam também é conhecido como UCE (Unsolicited Commercial Email, ou Mensagem Comercial Não-Solicitada).
O primeiro spam da história da internet foi um anúncio da DEC, fabricante de computadores, de seu novo modelo, o DEC-20, em 1978. Os objetivos de uma mensagem não-solicitada podem ser diversos. Os spams enviados com o fim de divulgar um produto ou serviço até hoje são usados, no entanto, devido à má impressão que essa forma de propaganda é passada para as empresas, os spams publicitários se restringem a produtos e serviços ilegais, como medicamentos sem prescrição, softwares piratas, diplomas universitários, etc.
As formas mais perigosas de spams são os golpes (scams), os quais tentam enganar o destinatário com alguma situação mentirosa com o fim de obter lucro em cima disso, é o que chamamos de “phishing”, que é a mensagem enviada com o objetivo de obter dados confidenciais dos destinatários.
Embora o envio de spams seja algo mal visto pela maioria dos internautas, esta não é considerada uma prática criminosa. No entanto, isso pode mudar através de um projeto de Lei, já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que proíbe o envio de mensagens eletrônicas não solicitadas. Nesse caso, o infrator pode até mesmo ser julgado por crime de falsidade ideológica.
Veja links relacionados:
Cartilha se Segurança - Algumas dúvidas sobre o Spam.
HowStuffWorks - Como funciona o Spam?