Volodimir Zelensky

Volodimir Zelensky é um comediante e ator ucraniano que ficou internacionalmente conhecido por abandonar a carreira e se eleger presidente da Ucrânia em 2019.

Volodimir Zelensky abandonou a carreira de comediante e ator para se tornar presidente da Ucrânia em 2019. [1]

Volodimir Zelensky é um comediante e ator ucraniano que largou sua carreira artística para se lançar na política de seu país. Foi eleito presidente da Ucrânia em 2019, recebendo mais de 73% dos votos na eleição. O sucesso da campanha de Zelensky se explica pelo descrédito que a política tradicional enfrentava perante a população ucraniana.

O então ator afirmou que consertaria a política ucraniana e apostou nas redes sociais e em se manter afastado da imprensa. Defendeu a aproximação de seu país com o Ocidente e prometeu resolver os problemas diplomáticos com a Rússia. As tensões com a Rússia fizeram com que o seu país fosse invadido pelo exército russo em 2022.

Saiba mais: Europa — continente localizado no hemisfério norte do planeta

Resumo sobre Volodimir Zelensky

  • Volodimir Zelensky nasceu em Kryvy Rih, em uma família de judeus.

  • Ele fez Direito na universidade, mas seguiu carreira profissional como comediante e ator.

  • Se tornou muito famoso na Ucrânia ao protagonizar uma série chamada Servo do Povo.

  • Ingressou na política para concorrer à presidência e venceu, obtendo mais de 73% dos votos.

  • Viu seu país ser invadido pela Rússia em fevereiro de 2022.

Juventude de Volodimir Zelensky

Volodimir Olexandrovich Zelensky nasceu em Kryvy Rih no dia 25 de janeiro de 1978. A cidade em que ele nasceu fazia parte da União Soviética, mas a partir de 1991 se tornou parte da Ucrânia, país que conquistou sua independência naquele ano. Zelensky nasceu em uma região da Ucrânia que continha um grande número de russófonos. Assim, o russo é sua primeira língua, mas ele também fala ucraniano.

Zelensky nasceu em uma família judia, sendo que seu pai era um professor universitário, chamado Oleksandr Zelensky, e sua mãe uma engenheira, chamada Rymma Zelenska. Zelensky morou um período de sua infância na Mongólia e chegou a conquistar uma bolsa de estudos em Israel, mas não se mudou.

Carreira artística de Volodimir Zelensky

Zelensky ingressou na universidade em 1995, matriculando-se em Direito pela Universidade Nacional de Economia de Kiev. Zelensky concluiu seu curso em 2000 e nunca desenvolveu carreira na área jurídica, pois antes mesmo de sua graduação se encerrar ele já havia decidido que seguiria a carreira artística.

Ele participava de aulas de teatro e também se envolveu com grupos de comédia em Kryvy Rih. Assim, ele decidiu criar o próprio grupo de comédia, que ficou conhecido como Kvartal 95. Esse grupo ganhou bastante prestígio na Ucrânia no final da década de 1990, realizando shows pelo país e nações vizinhas.

A partir de 2003, o Kvartal 95 conquistou espaço na televisão ucraniana. O grupo passou a produzir os próprios shows televisivos. Zelensky viu sua carreira como ator deslanchar e participou, no começo da década de 2000, de diversas produções do cinema russo e ucraniano.

Zelensky chegou a participar de uma edição do correspondente ucraniano da Dança dos Famosos e saiu como vencedor. Além disso, ele também atuou como produtor de um canal de televisão da Ucrânia.

A partir de 2015, a fama de Zelensky em seu país cresceu consideravelmente, porque ele protagonizou uma série chamada Servo do Povo. Nesse seriado, ele interpretava um professor de História que ficou nacionalmente conhecido por criticar a corrupção na Ucrânia. A fama desse personagem o levou a se tornar presidente de seu país na trama.

A popularidade da série é explicada pelo sentimento que vigorava na população ucraniana de descrédito e desânimo com a política tradicional. Essa baixa confiança dos ucranianos na política era explicada pela crise econômica que atingia o país e pela insatisfação popular com a corrupção no governo de Petro Poroshenko.

Volodimir Zelensky na política

O sucesso de Zelensky na série foi tão grande que ele e a Kvartal 95 decidiram que era viável que ele fosse lançado como candidato a presidente da Ucrânia. O Kvartal 95 registrou um novo partido, nomeando-o com o mesmo nome utilizado na série televisiva: Servo do Povo. A campanha de Zelensky para a presidência foi um grande sucesso.

Zelensky explorou o poder da internet e das redes sociais para levar suas propostas para a Ucrânia. Ele tinha um plano de governo extremamente simplificado, mas sua proposta de acabar com a corrupção e de consertar a política ucraniana teve grande apelo para a população em geral. O fato de ele não ter tido carreira na política antes dessa eleição o ajudou a vender sua proposta.

O então candidato evitou falar com a imprensa e decidiu participar de poucos debates presidenciais, motivo pelo qual ele foi bastante criticado. De qualquer forma, a população ucraniana aderiu ao programa de Zelensky, e ele foi eleito com facilidade. No primeiro turno, ele obteve 30% dos votos. No segundo, obteve 73%, derrotando Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia à época.

  • Volodimir Zelensky como presidente

Zelensky assumiu a presidência da Ucrânia em maio de 2019. Uma de suas primeiras ações foi procurar garantir que o apoio parlamentar ao seu governo fosse expressivo. Assim, ele decidiu dissolver o Parlamento ucraniano e antecipar a eleição de parlamentares. Ele queria surfar na onda de apoio popular à sua candidatura e ao seu partido.

A aposta de Zelensky foi certeira, uma vez que seu partido teve um ótimo resultado nas eleições parlamentares que foram realizadas em julho de 2019. Das 450 cadeiras no Parlamento, o Servo do Povo conquistou 254 e obteve mais de 43% dos votos. Isso foi importante, pois assim seria mais fácil que seu governo obtivesse aval naquilo que lhe interessasse.

Zelensky tentou cumprir uma de suas promessas de campanha: encerrar o conflito com os separatistas em Donbass (leste da Ucrânia). O governo de Zelensky abriu negociações com o presidente russo Vladimir Putin para que as tensões entre os dois países fossem resolvidas. Um acordo foi alcançado, mas a questão no Donbass nunca foi inteiramente resolvida.

O presidente ucraniano foi criticado por adotar uma postura muito subserviente em relação a Donald Trump, presidente dos Estados Unidos à época. Além disso, Zelensky sofreu críticas por aceitar um pedido de Trump para investigar o filho de um adversário político deste em troca de uma ajuda norte-americana de 400 milhões de dólares.

Leia também: Rússia e Ucrânia — a disputa pela Crimeia

Guerra na Ucrânia

Cidadãos ucranianos se abrigando no metrô de Kiev para se protegerem dos bombardeios russos. [1]

O momento de maior impacto do governo de Volodimir Zelensky se deu quando Rússia e Ucrânia entraram em guerra no final de fevereiro de 2022. As relações entre os dois países já estavam ruins desde 2014, quando a Rússia invadiu uma região da Ucrânia chamada Crimeia e a anexou ao seu território. Além disso, Putin ofereceu apoio aos movimentos separatistas do Donbass.

A Rússia não aceitava a aproximação da Ucrânia com o Ocidente, sobretudo com a União Europeia e a Otan. Zelensky era defensor da aproximação de seu país com o Ocidente e do fim do conflito com a Rússia, desde que os russos devolvessem a Crimeia e parassem de intervir em Donbass.

A tensão entre as duas nações aumentou consideravelmente no começo de 2022 por conta das negociações da Ucrânia para fazer parte da Otan. A situação não foi resolvida diplomaticamente, o que levou a Rússia a invadir a Ucrânia e a atacar suas principais cidades. Zelensky teve de assumir toda a responsabilidade de liderar o seu país em tempo de guerra.

  • Videoaula sobre a Guerra na Ucrânia

Créditos das imagens:

[1] Drop of Light e Shutterstock

Por: Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Pré-Enem | Seleção natural
Macetes para estudar Química e arrasar no Enem
Pré-Enem | Óptica: reflexão, refração, espelhos, lentes, óptica da visão
Contratualismo: Hobbes, Locke e Rousseau
Todas as vídeo aulas

Versão completa