Valentina Tereshkova

Valentina Tereshkova entrou para a história ao se tornar a primeira mulher enviada para o espaço, em 1963. Durante três dias ela permaneceu no espaço e percorreu 48 voltas em torno da órbita terrestre. Para a União Soviética, tal feito foi uma vitória.

Filha de pais camponeses, Tereshkova jamais imaginou ser cosmonauta, apesar da sua experiência em salto de paraquedas. Ela se inscreveu no programa desenvolvido pelo governo soviético que incentivava a participação de mulheres na corrida espacial.

Logo após o seu retorno do espaço, a bordo da espaçonave Vostok 6, Valentina Tereshkova foi homenageada e reconhecida como heroína nacional. Porém, seu período como cosmonauta não durou muito e ela, então, começou a participar da política nos comitês soviéticos.

Leia também: Corrida armamentista – concorrência entre EUA e URSS pela construção do melhor arsenal bélico

Primeiros anos e juventude de Valentina Tereshkova

Valentina Tereshkova nasceu em 6 de março de 1937, no vilarejo de Bolshoye Maslennikovo. Seus pais eram camponeses e ela, ao completar 18 anos, começou a trabalhar em uma fábrica têxtil para ajudar sua mãe logo após a morte do seu pai. Em 1959, Tereshkova começou a participar de um clube de paraquedistas. Em 1961, ela ingressou no Komsomol, uma organização juvenil do Partido Comunista da União Soviética (PCUS).

Valentina Tereshkova sempre se manteve fiel ao Partido Comunista e atuou na política logo após a sua viagem para o espaço, em 1963. [1]

Preparação como cosmonauta

Na década de 1960, a Guerra Fria estava no seu apogeu, e Estados Unidos e União Soviética se rivalizaram para se tornar a superpotência pioneira na corrida espacial. Em 1961, o governo soviético começou a estudar a possibilidade de enviar a primeira mulher para o espaço, bem antes dos Estados Unidos. Tereshkova se interessou pelo programa espacial voltado para mulheres e se inscreveu para participar.

A seleção foi bem rígida e segredo de Estado. Ela não pôde contar nem para a sua mãe que estava participando do processo seletivo. Apesar de não ter ensino universitário, a experiência em salto de paraquedas fez com que Tereshkova estivesse à frente das demais concorrentes. Após realizar testes físicos e práticos, ela e outra concorrente, Valentina Ponomaryova, foram as finalistas.

Inicialmente, o plano era levar as duas para o espaço, mas o governo decidiu que apenas uma mulher seria a escolhida. A decisão final ficou por conta do líder soviético Nikita Krushev, que optou por Tereshkova. Ele mesmo a anunciou como modelo da “nova mulher soviética”, trabalhadora e fiel ao Partido Comunista.

Leia também: Nasa National Aeronautics and Space Administration

Viagem ao espaço

A viagem espacial de Valentina Tereshkova começou em 16 de junho de 1963. A bordo da espaçonave Vostok 6, ela viajou por três dias no espaço e deu 48 voltas em torno da órbita terrestre. O retorno dela para a Terra teve alguns problemas. Tereshkova ejetou-se da cápsula a 600 metros de altura e desceu até o solo com o auxílio de paraquedas. Ela escrevia seu nome na história como a primeira mulher cosmonauta a viajar para o espaço.

Seu feito foi bastante comemorado pelos soviéticos, que usaram muito da propaganda para divulgar tal fato inédito. Tereshkova foi homenageada pela alta cúpula do partido. Demoraria ainda alguns anos para que o governo soviético lançasse outra mulher para o espaço. Em 1982, a escolhida foi Svetlana Savitskaya.

Vida pós-viagem

Tereshkova se manteve fiel ao Partido Comunista e continuou engajada nos comitês soviéticos. Logo após seu feito histórico, ela se graduou em engenharia, mas não voltou a participar dos programas espaciais do governo. Com a fragmentação da União Soviética, Tereshkova se candidatou para um cargo legislativo, mas não se elegeu. Em 2011, ela foi eleita para a Duma Federal, a câmara baixa da Rússia.

Ela se casou duas vezes. Em 1963, Tereshkova se casou com o cosmonauta Andrian Nikolayev, com quem teve uma filha, chamada Elena. Os dois se divorciaram em 1982, e ela se casou com Yuli Shaposhnikov.

Selo cubano de 1972 que homenageia Valentina Tereshkova, a primeira cosmonauta a viajar para o espaço. [2]

Frase de Valentina Tereshkova

"Ei céu, tire seu chapéu! Estou indo te ver", frase atribuída à Valentina Tereshkova, logo após o lançamento da Vostok 6.

Créditos das imagens

[1] URRaL / Shutterstock

[2] aquatarkus / Shutterstock

Por: Carlos César Higa

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Inequações modulares
Características geográficas da China
Transporte Passivo
Funções orgânicas: nitrocomposto
Todas as vídeo aulas

Versão completa