O socialismo científico é uma corrente de pensamento socialista que se desenvolveu com base na teoria de Karl Marx e Friedrich Engels. Defende a superação do capitalismo.
O socialismo científico defende a necessidade da tomada de consciência de classe pelo proletariado, a classe dos trabalhadores explorados pela burguesia. Com base nisso, uma revolução deverá acontecer para instalar o socialismo e operar as mudanças necessárias para a construção do comunismo, o estágio em que não haverá Estado nem classes sociais, com a sociedade sendo pautada na igualdade.
O socialismo é uma corrente do pensamento socialista que se estabeleceu pelo trabalho de Karl Marx e Friedrich Engels. Também conhecida como marxismo, essa corrente faz uma análise aprofundada das origens e do funcionamento do sistema capitalista, propondo a sua superação.
Resumo sobre socialismo científico
- O socialismo científico é uma corrente de pensamento socialista que se estabeleceu no século XIX.
- Foi desenvolvido pelos filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels.
- Eles eram críticos do socialismo utópico, considerando-o ingênuo e pouco aprofundado nas contradições do capitalismo.
- A teoria apresenta conceitos como materialismo histórico, luta de classes, mais-valia, entre outros.
- Defende a superação do capitalismo por uma revolução conduzida pelo proletariado.
O que é o socialismo científico?
O socialismo científico é uma corrente de pensamento socialista que surgiu no século XIX baseada na teoria de Marx e Engels. Trata-se de uma teoria política, econômica, social e filosófica que elabora uma análise do sistema capitalista. Também conhecida como marxismo, essa corrente expõe uma análise da origem e do funcionamento do capitalismo.
Com base nessa análise, há a necessidade de superar a ordem capitalista para a construção de uma nova sociedade pautada na inexistência do Estado e das classes sociais e onde todos trabalharão de acordo com a sua capacidade, com a riqueza sendo dividida igualmente de forma a atender as necessidades de todos.
A teoria do socialismo científico também é conhecida como marxismo devido à importância da análise que Marx fez do capitalismo e às suas proposições para a superação dessa ordem. O socialismo inspirou movimentos de trabalhadores e socialistas em diversas partes do planeta, incluindo o que tomou o poder na Rússia, em 1917.
O mote do socialismo científico é entender e analisar o capitalismo enquanto um sistema que se nutre da exploração do trabalho do proletariado (trabalhadores). Nesse sentido, a desigualdade e a miséria dessa classe só será encerrada com o fim do sistema. A superação do capitalismo só acontecerá pela via revolucionária, com os trabalhadores tomando o poder.
Características do socialismo científico
- Análise aprofundada das origens e do funcionamento do capitalismo.
- Defesa da revolução dos trabalhadores como forma de estabelecer a superação do capitalismo.
- Proposição do socialismo como caminho para a transição ao comunismo.
- Defesa da abolição do Estado e das classes sociais quando o capitalismo tiver sido ideologicamente superado.
- Defesa da luta de classes como fator que movimenta a história.
- Defesa do materialismo histórico, a ideia de que a evolução da humanidade está relacionada com sua capacidade de produção e com a luta de classes.
- Defesa do materialismo dialético, teoria que defende que a realidade é concreta, porém não imutável.
Principais ideias do socialismo científico
Entre as principais ideias do socialismo científico, podemos destacar as seguintes:
- Mais-valia: conceito que define a lógica do lucro no sistema capitalista. A mais-valia é todo o trabalho realizado pelo trabalhador, mas não pago a ele, pois é embolsado como lucro pelo patrão.
- Luta de classes: Marx e Engels entendiam que a luta de classes é um conflito permanente na história da humanidade e que será ela a força que levará à superação do capitalismo.
Outras ideias defendidas pelo socialismo científico:
- Entendimento de que o capitalismo é um sistema baseado na exploração dos trabalhadores.
- Divisão da sociedade em duas grandes classes: burguesia (patrões) e proletariado (trabalhadores).
- Defesa da superação do capitalismo pela via revolucionária.
- Defesa da ditadura do proletariado — o governo dos trabalhadores que conduzirá às transformações necessárias para a superação do capitalismo.
Principais pensadores do socialismo científico
Os dois grandes nomes do socialismo científico foram os filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels. O trabalho dos dois que deu origem ao socialismo científico, uma vez que realizaram uma aprofundada análise do sistema capitalista, além de proporem a sustentação desse sistema em seu livro O Manifesto Comunista.
Diferenças entre o socialismo científico e o socialismo utópico
O socialismo científico é uma corrente de pensamento socialista distinta do socialismo utópico, uma vez que Marx e Engels eram discordantes do que ele propõe, embora reconhecessem seu papel para o desenvolvimento do pensamento socialista. Foi Karl Marx, inclusive, quem atribuiu o nome de socialismo utópico para os primeiros pensadores socialistas do século XIX.
Marx deu esse nome de forma pejorativa, com o intuito de criticar e desacreditar os socialistas utópicos. Ele considerava essa corrente muito ingênua e lhe era crítico por sua falta de aprofundamento acerca do funcionamento e dos problemas do sistema capitalista.
O socialismo utópico defende a transformação da sociedade para que a miséria e a desigualdade social fossem reduzidas, mas não acredita no caminho revolucionário, defendendo que as mudanças necessárias poderiam acontecer de maneira pacífica. Alguns pensadores utópicos acreditavam, inclusive, que a própria burguesia poderia ser a condutora dessas mudanças.
O socialismo científico, por sua vez, não acredita que isso seja possível. A superação do capitalismo demandará a suplantação da burguesia enquanto classe dominante, e a exploração conduzida por essa classe deverá ser encerrada via revolução do proletariado. Essa revolução só será possível se o proletariado tiver consciência de classe e da condição de exploração a que está sujeito.
Assim, será implantada a ditadura do proletariado para que as mudanças estruturais ocorram, reduzindo a desigualdade social causada pelo capitalismo. Com a mudança de mentalidade e a construção de uma sociedade pautada na igualdade, esse estágio intermediário, o socialismo, será encerrado e o comunismo, instituído. Com isso, o Estado e as classes sociais serão abolidos e a sociedade será pautada pela divisão igualitária do trabalho e das riquezas produzidas por todos.
-
Videoaula sobre socialismo utópico
Exercícios sobre socialismo científico
Questão 01
A primeira revolução de caráter socialista a ter sucesso na história da humanidade se deu em qual país:
a) China
b) Alemanha
c) Vietnã
d) Rússia
e) Coreia do Norte
Resposta: Alternativa D
Questão 02
O conceito da teoria marxista que explica o funcionamento do lucro no sistema capitalista é conhecido como:
a) mais-valia
b) materialismo histórico
c) materialismo dialético
d) luta de classes
e) socialismo utópico
Resposta: Alternativa A
Fontes
AGOSTI, Aldo. O socialismo real: um balanço. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18959/21022
CARVALHO, José Maurício de. O socialismo utópico. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/42600/23571
MARINI, Ruy Mauro. Duas notas sobre o socialismo. Disponível em: http://www4.pucsp.br/neils/downloads/v5_artigo_ruy.pdf
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.