A Revolução de Outubro de 1917 foi a fase bolchevique da Revolução Russa, liderada por Lênin, Trotsky e Stalin e que culminou na criação de um governo socialista.
A Revolução de Outubro de 1917 foi a fase bolchevique da Revolução Russa, que culminou com a criação de um governo socialista. Suas causas foram a crise da Rússia desde o início da Primeira Guerra Mundial aliada ao fracasso das pautas da Revolução de Fevereiro de 1917. A revolução foi importante por ter finalmente encerrado a participação russa na Primeira Guerra Mundial e estabelecido um governo socialista na Rússia
Leia também: Primeira Guerra Mundial — causas, participantes e resumo dos principais acontecimentos
Resumo sobre a Revolução de Outubro
- A Revolução de Outubro de 1917 foi a fase bolchevique da Revolução Russa, que culminou na criação de um governo socialista.
- Seu contexto histórico remonta à participação russa na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em uma desastrosa campanha, com milhares de mortos, e em uma reação interna intensa, composta de crise econômica e greves.
- Suas causas foram a crise da Rússia desde o início da Primeira Guerra Mundial aliada ao fracasso das pautas da Revolução de Fevereiro de 1917.
- Foi uma revolução de caráter socialista, liderada pelo líder bolchevique Vladmir Lênin.
- Teve início quando Lênin convocou um golpe de Estado, com o objetivo de derrubar o governo criado como resultado da Revolução de Fevereiro de 1917.
- Seus principais líderes foram Vladmir Lênin, Leon Trotsky e Josef Stalin.
- Seus principais acontecimentos foram: a deposição do governo e a formação do governo de Lênin; e a guerra civil travada entre o Exército Vermelho e o Exército Branco.
- Foi importante por ter finalmente encerrado a participação russa na Primeira Guerra Mundial e estabelecido um governo socialista na Rússia.
- Como consequências dela, pode-se apontar: a construção da União Soviética bem como a implementação do socialismo na Rússia e nas demais repúblicas que formaram a URSS.
Contexto histórico da Revolução de Outubro
O contexto histórico da Revolução Russa de Outubro de 1917 remonta à participação russa na Primeira Guerra Mundial, o que resultou em uma desastrosa campanha, com milhares de mortos, e em uma reação interna intensa, composta de crise econômica e greves.
Nesse contexto, eclodiu a Revolução Russa de Fevereiro de 1917, a qual seguiu uma orientação ideológica menchevique, resultando em um governo provisório chefiado pela assembleia legislativa, chamada Duma, e pelo Soviete de Petrogrado, uma organização socialista de operários com ideologia revolucionária radical. Diante dessas tensões entre ideologias distintas no governo, o líder dos bolcheviques, Vladmir Lênin, retornou do exílio e propôs uma nova revolução, de caráter socialista.
Causas da Revolução de Outubro
As causas da Revolução Russa de Outubro de 1917 foram a crise da Rússia desde o início da Primeira Guerra Mundial aliada ao fracasso das pautas da Revolução de Fevereiro de 1917, sobretudo: a saída da guerra, a convocação de uma assembleia constituinte para modificar profundamente o modelo de governo da Rússia e a reforma agrária.
Diante desse contexto, Vladmir Lênin, líder bolchevique exilado desde 1897, retornou à Rússia e publicou as Teses de Abril, documento que conclamava uma nova revolução, de caráter socialista, baseada nas pautas “paz, terra e pão” e na máxima “todo poder aos sovietes”. Assim, Lênin estabeleceu que retiraria a Rússia da guerra, promoveria reforma agrária e melhoria econômica, além de fixar o caráter socialista de sua proposta.
Veja também: Comunismo de guerra — a política dos bolcheviques na guerra civil russa
Principais características da Revolução de Outubro
A Revolução Russa de Outubro de 1917 foi uma revolução de caráter socialista, liderada pelo líder bolchevique Vladmir Lênin. Motivada pela crise econômica e política gerada pela participação russa na Primeira Guerra Mundial, a Revolução de Outubro teve como característica a adoção de pautas revolucionárias radicais, a fim de tirar o país da guerra e de promover a reforma econômica e o socialismo.
Como ocorreu a Revolução de Outubro?
A Revolução Russa de Outubro de 1917 teve início quando Lênin convocou um golpe de Estado, com o objetivo de derrubar o governo criado como resultado da Revolução de Fevereiro de 1917. Imediatamente, obteve apoio das forças armadas e dos sovietes, conselhos operários socialistas. Com isso, foi formado o Exército Vermelho, tropa que combateu as forças governamentais e seus apoiadores, consolidando o governo revolucionário socialista.
Quem foram os líderes da Revolução de Outubro?
Os principais líderes da Revolução Russa de Outubro de 1917 foram:
- Vladmir Lênin (1870-1924): teórico socialista bolchevique e principal liderança do movimento revolucionário.
- Leon Trotsky (1879-1949): intelectual marxista e socialista bolchevique, foi um dos principais líderes do Exército Vermelho.
- Josef Stalin (1878-1953): revolucionário bolchevique que fez parte do governo de Lênin e, posteriormente, governou a União Soviética até sua morte.
Principais acontecimentos da Revolução de Outubro
Os principais acontecimentos da Revolução de Outubro de 1917 foram:
- A deposição do governo: iniciada em 25 de outubro de 1917, quando o Congresso dos Sovietes ratificou a queda do governo anterior e transferiu o poder aos bolcheviques.
- Formação do governo de Lênin: ao lado de diversos líderes bolcheviques, como Trotsky e Stalin, promoveu diversas reformas e iniciou a implementação do socialismo.
- Primeiras medidas do governo Lênin: negociação da saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial; nacionalização de terras e fábricas; e libertação de povos dominados pelo antigo império russo.
- A guerra civil: travada entre o Exército Vermelho (liderado por Trotsky e de ideologia socialista) e o Exército Branco (composto por membros do governo derrubado e aliados estrangeiros), com a vitória do Exército Vermelho.
Importância da Revolução de Outubro
A Revolução Russa de Outubro de 1917 foi importante por ter finalmente encerrado a participação russa na Primeira Guerra Mundial, estabelecido um governo socialista na Rússia, e pavimentado o caminho para a criação da União Soviética — união de repúblicas socialistas que eram parte dos territórios do antigo Império Russo e a primeira experiência prática duradoura de um governo socialista.
Consequências da Revolução de Outubro
Como consequências da Revolução de Outubro de 1917, pode-se apontar:
- construção da União Soviética;
- implementação do socialismo na Rússia e nas demais repúblicas que formaram a URSS;
- planificação da economia e desenvolvimento pautado na condução estatal;
- criação da primeira potência econômica e militar socialista do mundo.
Saiba mais: Socialismo — o que essa ideologia propõe?
Exercícios resolvidos sobre a Revolução de Outubro
1. Quando Lenine desencadeou a insurreição de outubro, não lhe vinha à mente que a Revolução se limitaria a um só país, nem que poderia ser socialista, se reduzida à Rússia. (Marc Ferro. A revolução russa de 1917. São Paulo: Perspectiva, 1974. Adaptado.)
De acordo com o texto, a conduta do líder revolucionário foi pautada pela perspectiva de que o:
A) socialismo científico fundamentaria a organização dos operários.
B) governo soviético representaria o foco de um movimento mundial.
C) universalismo cosmopolita estimularia a integração europeia.
D) pacifismo humanista precipitaria o fim da Grande Guerra.
E) planejamento centralizado originaria blocos econômicos.
Resposta: B. Lênin acreditava que a organização do socialismo russo inspiraria outros países do mundo.
2. O ano de 2017 marcou o centenário da Revolução Russa. Em fevereiro de 1917, revoltas populares derrubaram o Czar Nicolau II e instauraram uma república; em outubro do mesmo ano, foi implantado o governo socialista soviético.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o cenário político e econômico dos primeiros anos do governo socialista (1917-1924).
A) Leon Trotsky coordenou o programa de flexibilização das leis trabalhistas; o Partido Bolchevique aprovou o envio de mais soldados para o fronte da Primeira Guerra Mundial; e a Igreja Ortodoxa se responsabilizou pelo programa de educação popular.
B) Gorbachev rompeu as relações comerciais com os Estados Unidos, dando início à Guerra Fria, pequenos proprietários foram expulsos de suas terras, que foram privatizadas e entregues ao controle de empresas estrangeiras.
C) Sob a liderança de Lênin, a Rússia viveu uma guerra civil, durante a qual foram estabelecidos o comunismo de guerra — um programa de educação obrigatória para as crianças de até 16 anos — e a Nova Política Econômica.
D) Após a Proclamação da República Russa, Nikita Kruschev foi eleito presidente e restabeleceu as relações diplomáticas com a França, o Japão e a Inglaterra, normalizando o comércio internacional.
E) Com o apoio de setores da burguesia e da nobreza czarista, Joseph Stalin promoveu a conciliação de classes, apoiada no crescimento industrial acelerado e na promoção do estado de bem-estar social.
Resposta: C. A guerra civil russa foi travada durante o governo de Lênin, e medidas drásticas tiveram que ser tomadas para a vitória dos comunistas.
Fontes
FILHO, Daniel Aarão Reis. A Revolução Russa (1917-1921). Editora Brasiliense.
PIPES, Richard. História Concisa da Revolução Russa. Editora Best Seller.
REIS, Daniel Aarão. A Revolução que mudou o mundo – Rússia, 1917. Editora Companhia das Letras.