O nome Idade das Pedras é dado à Pré-história em decorrência dos materiais utilizados na fabricação de instrumentos e ferramentas.
O nome de Idade da Pedras é dado à chamada Pré-História em virtude de a maior parte dos instrumentos e ferramentas utilizados pelos homens no período ter as pedras como principal fonte de matéria-prima.
A Idade da Pedras teria se iniciado há dois milhões de anos, compreendendo dois grandes períodos, o Paleolítico e o Neolítico.
O período Paleolítico é também chamado de Idade da Pedra Lascada. Durante esse período, os hominídeos teriam desenvolvido a habilidade de criar instrumentos e ferramentas, inicialmente a partir da pedra toda, depois lascando algumas para utilizar como objetos cortantes ou mesmo para realizar raspagens.
O lento desenvolvimento da fabricação das ferramentas levou ainda à fixação das pedras lascadas nas extremidades de pedações de madeira, construindo assim machados que facilitavam os trabalhos cotidianos. Mas outros instrumentos eram também utilizados, como ossos e dentes de animais.
O Período Neolítico é conhecido como Idade da Pedra Polida. A alteração do nome acompanha o desenvolvimento da habilidade na construção das ferramentas, que, com a prática de polir as pedras, estas tornavam-se mais afiadas e mais eficazes nas funções que deveriam desempenhar. Os instrumentos polidos resultavam também em maior durabilidade.
Durante o Neolítico, as pessoas criaram também os arcos e flechas, lanças e variados instrumentos de ossos e dentes de animais, além de utensílios de cerâmica. Apareceram também jangadas, canoas e barcos, além de iniciarem o desenvolvimento da agricultura.
A Idade da Pedra teria acabado com o início da utilização do bronze, dando origem à chamada Idade do Bronze, por volta de 5.000 anos atrás. Entretanto, tal desenvolvimento não ocorreu de forma uniforme para todas as populações do planeta. Alguns povos não conheceriam os metais até tempo bem recente, como no caso dos indígenas das Américas.