Período Pré-Homérico

Período Pré-Homérico fez parte da Grécia Antiga e ocorreu entre os anos 2000 e 1200 a.C., sendo caracterizado pela formação do povo grego por meio dos cretenses e micênicos.

Afresco encontrado no interior de um palácio construído pelos cretenses. [1]

O período Pré-Homérico correspondeu à fase inicial da história da Grécia Antiga, ocorrida entre os anos 2000 e 1200 a.C. Nesse momento, o território grego foi ocupado pelos povos que dariam origem aos gregos. A denominação desse período é uma referência a Homero, pois os acontecimentos dele ocorreram antes do nascimento desse poeta grego, o qual produziu importantes obras para a compreensão do período seguinte. A formação da Grécia Antiga esteve diretamente ligada às civilizações cretense e micênica. Os dórios invadiram o território grego, em 1200 a.C., e destruíram o legado dessas civilizações.

Veja também: Labirinto do Minotauro — o mito do labirinto escondido em construções cretenses

Resumo sobre o período Pré-Homérico

  • O período Pré-Homérico ocorreu na Grécia Antiga, entre 2000 e 1200 a.C., e foi caracterizado pela formação do povo grego.

  • Os períodos da Grécia Antiga foram: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

  • A Civilização Cretense se desenvolveu na ilha de Creta, por volta do ano 2000 a.C.

  • Os micênicos eram indo-europeus que ocuparam a Grécia Continental.

  • Com a invasão dos dórios, em 1200 a.C., a Civilização Micênica foi derrotada e seu legado foi destruído pelos invasores.

Videoaula sobre o período Pré-Homérico

O que foi o período Pré-Homérico?

O Pré-Homérico foi o período caracterizado pela formação da Grécia Antiga e ocorreu entre 2000 e 1200 a.C. O povo grego surgiu da junção de outros povos que chegaram nessa época, como os eólios, os jônios e os dórios. Cada um deles contribuiu para formar a Civilização Grega. Entretanto, o destaque maior se dá aos cretenses e micênicos.

Os períodos da Grécia Antiga

  • Pré-homérico (2000 a.C. - 1200 a.C.);

  • Homérico (1200 a.C. - 800 a.C.);

  • Arcaico (800 a.C. - 500 a.C.);

  • Clássico (500 a.C. - 338 a.C.);

  • Helenístico (338 a.C. -146 a.C.).

Civilização Cretense

Ruínas do Palácio de Cnossos, a construção mais conhecida da Civilização Cretense.

A Civilização Cretense se desenvolveu na ilha de Creta, uma região banhada pelo mar Mediterrâneo. O desenvolvimento desse povo remonta aproximadamente ao ano 2000 a.C. Sua ocupação começou por meio da construção de aldeias, ampliando-as à medida que se desenvolvia, sendo caracterizada pelas construções de grandes palácios. O mais conhecido deles é o de Cnossos.

Como são poucos os registros deixados por esse povo (devido à invasão de outros povos que levou à destruição do legado dos povos conquistados), os historiadores baseiam seus estudos em vestígios encontrados em escavações e nos afrescos encontrados nas paredes dos palácios.

Os historiadores acreditam que os cretenses vieram da Anatólia, onde hoje é a Turquia. Essa conclusão se baseia em análises sobre a produção artística feita em Creta e que não se perdeu ao longo do tempo. De acordo com esses estudiosos, o tipo de pintura produzido na época é semelhante ao que era feito em Anatólia no mesmo período.

Por terem estado em uma ilha, os cretenses desenvolveram o comércio marítimo como principal atividade econômica. O movimentado mar Mediterrâneo fez com que Creta estabelecesse relações comerciais com a Grécia Continental e outras regiões próximas aos mares Negro e Egeu.

A Civilização Cretense entrou em decadência, por volta de 1500 a.C., por causa de desastres naturais como erupções vulcânicas e terremotos. Isso fez com que Creta se enfraquecesse devido à falta de recursos, o que facilitou a invasão e o domínio dos micênicos na ilha.

Veja também: Arte bizantina — outro tipo de arte desenvolvida por povos da região da Anatólia

Civilização Micênica

Os micênicos eram indo-europeus e chegaram à Grécia Continental em 2000 a.C. Eles construíram cidades fortificadas e estabeleceram relações comerciais com outros povos. Micenas se tornou a principal cidade dessa civilização. Teoriza-se que, caso tenha havido a Guerra de Troia, ela tenha acontecido entre essa civilização e a civilização hitita, na Ásia Menor.

Destaca-se que os micênicos absorveram a cultura cretense, o que permitiu que o legado do povo anterior fosse conhecido. Um exemplo dessa absorção foi a construção de palácios, tal qual os cretenses fizeram. Outra semelhança com Creta foi a decadência. A Civilização Micênica foi alvo de desastres naturais que a enfraqueceram, possibilitando a invasão de povos estrangeiros, como os dórios.

Invasão dórica e o fim do período Pré-Homérico

Ao derrotar os micênicos, em 1200 a.C., os dórios destruíram boa parte do legado produzido. As cidades se esvaziaram por conta da violência praticada pelos invasores, e a maioria da população se refugiou nas zonas rurais da Grécia Antiga. Esse êxodo urbano foi chamado de primeira diáspora grega e marcou a transição do período Pré-Homérico para o período Homérico.

Exercícios resolvidos sobre o período Pré-Homérico

Questão 1

(PUC-PR) Duas civilizações precederam a Grécia helênica: minoica e a micênica. Os cretenses, ou minoicos, não eram gregos, nem falavam o idioma grego, mas tiveram uma influência significativa e duradoura sobre esse continente. Sobre a civilização minoica marque a alternativa CORRETA:

A) A civilização minoica renasceu a partir da chamada Idade das Trevas, uma era entre a extinta civilização micênica e o apogeu dos cretenses.

B) O centro das civilizações minoicas eram palácios maravilhosos, ricamente construídos, o que era um forte indício da riqueza e poder de seus reis.

C) A civilização minoica investiu no desenvolvimento do pensamento ético-religioso a partir de uma religião monoteísta.

D) Felipe II da Macedônia contribuiu para a conquista da civilização minoica pelos gregos.

E) A conquista da civilização micênica pelos minoicos ou cretenses é contemporânea à implantação da democracia por Clístenes.

Resolução:

Alternativa B

Os cretenses foram responsáveis pela construção de palácios. Os afrescos encontrados nas paredes ajudam os historiadores a compreenderem essa civilização do período Pré-Homérico.

Questão 2

Sobre a Civilização Micênica, é correto afirmar que:

A) construiu cidades fortificadas e estabeleceu relações comerciais com outros povos.

B) foi o berço da democracia grega durante o período chamado Século de Péricles.

C) sua decadência esteve relacionada com a sua derrota na Guerra do Peloponeso.

D) transformou-se no principal povo da Grécia Antiga após derrotar os espartanos nas Guerras Médicas.

Resolução:

Alternativa A

A Civilização Micênica, por estar próxima ao mar Mediterrâneo, estabeleceu relações comerciais com outros povos, e suas cidades eram fortificadas para evitar a invasão de povos inimigos.

Crédito de imagem

[1] Andreas Wolochow / Shutterstock

Por: Carlos César Higa

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Grécia Antiga
Zika vírus
Espelhos esféricos: côncavos
Elizabeth Anscombe
Todas as vídeo aulas

Versão completa